O futebol vem se tornando um negócio, a cada dia, com foco no desenvolvimento econômico dos clubes. Muitas vezes, as equipes mais ricas acabam ficando com as taças. Porém, isso não é regra, o que faz com que esse esporte seja tão democrático e amado por muitos. O cenário da Série B não é diferente, onde a gestão das equipes tem que lidar com o dilema financeiro.
Normalmente os clubes que disputam a Segunda Divisão não fazem investimentos tão altos para a competição. Isso se dá por diversos fatores: menos dinheiro de premiação e cotas de TV em relação à Série A, o menor apelo de algumas instituições que acabam não atraindo muito retorno ou até por administrações não tão bem sucedidas.
🔁 O mercado de transferências é um dos períodos mais esperados por muitos torcedores e fãs do futebol. Porém, cada campeonato tem sua peculiaridade 🤝
📲 Veja como funciona na Série 🅱️
📸 Felipe Santos/CSC#BrasileirãoSérieB | #SérieB | #Transferências
— Brasileirão Série B 🇧🇷 (@seriebcom) September 16, 2023
Na atual temporada temos um cenário curioso. Ceará, Atlético-GO, Avaí e Juventude acabam tendo um plantel mais valioso por virem da Primeira Divisão e terem acumulado bastante recurso no ano passado – Vozão e Dragão inclusive tiveram bom desempenho em competições internacionais. Porém, isso não tem refletido na tabela.
Dos cinco clubes com elencos mais caros do campeonato, apenas o Sport está no G-4. Além disso, Chapecoense e Avaí, que pertencem a essa lista, lutam contra o rebaixamento. Essa situação mostra que o futebol não é ciência exata.
Valor de elenco* x posição dos clubes**
Ceará
Valor do elenco: 23,6 milhões de euros
Posição: 11º lugar
Atlético-GO
Valor do elenco: 17,7 milhões de euros
Posição: 7ª colocação
Sport
Valor do elenco: 14,6 milhões de euros
Posição: 2º lugar
Avaí
Valor do elenco: 13 milhões de euros
Posição: 16º lugar
Chapecoense
Valor do elenco: 11,8 milhões de euros
Posição: 17º lugar (zona de rebaixamento)
*Números do Transfermarkt
** Atualizado na 29ª rodada
Gastos do clubes em contratações*
- Ceará – 4,9 milhões de euros
- Atlético-GO – 620 mil euros
- Juventude – 120 mil euros
- Vila Nova-GO – 100 mil euros
- Criciúma – 80 mil euros
*Números do Transfermarkt
Inverso também acontece
Se temos algumas equipes que gastaram bastante ou que têm elencos valiosos e não estão bem, outros foram mais econômicos e vêm se destacando. Vitória, Guarani e Vila Nova-GO estão fora do Top 10 elencos mais valiosos dessa edição, mas lutam na parte de cima. O Leão, inclusive, lidera boa parte da competição.
Vitória
Valor do elenco: 9,6 milhões de euros
Posição: 1º lugar
Guarani
Valor do elenco: 8,9 milhões de euros
Posição: 5º lugar
Vila Nova-GO
Valor do elenco: 8,6 milhões de euros
Posição: 8º lugar
R$5 de PRESENTE TODA RODADA com o nosso Código BSB 🙂 Aproveite antes que o campeonato acabe!!! 🙂
O nosso Site Brasileirão SérieB (BSB) conseguiu um presente para nossos leitores! Agora, a partir de toda nova rodada da Série B, você ganha R$5 para apostar exclusivamente na Série B. Para isso, você vai precisar fazer um depósito inicial, pode ser via pix, de pelo menos 30 reais. Use o nosso código “BSB” ao fazer o cadastro no site Apostaquente. Lembrando que, esse valor deve ser exclusivo para os jogos da Segundona, para que você comece a ganhar o bônus da semana!
Foto de capa: Felipe Santos/CSC