Um jogo importante acontece neste domingo (5) pela 35ª rodada da Série B. Vitória e Vila Nova-GO lutam pelo mesmo objetivo no Barradão: o acesso. O Leão pode confirmar a promoção ainda neste fim de semana, enquanto o Tigre quer manter vivo o sonho. As duas equipes confiam nas suas defesas para conseguirem um bom resultado.
Vila e a melhor defesa da Série B
Um dos grandes segredos da boa campanha do Tigrão nesta Série B, certamente, é o seu desempenho defensivo. Sólida desde o início do campeonato, a defesa do Vila conquistou diversos pontos para o time nessa competição.
O sistema formado, em sua grande maioria, por Dênis Júnior no gol, Léo Duarte ou Marcelinho e Rodrigo Gelado na lateral, além de Eduardo Doma e Rafael Donato na zaga é um dos principais responsáveis por manter as chances de acesso do Vila até esta altura da Segundona.
A equipe do Colorado sofreu 24 gols em 34 partidas disputadas, até o momento, na Série B. O Vila sequer teve a rede vazada em 14 desses confrontos. Por isso, essa é uma arma importante para o clube goiano conseguir pontos importantes em Salvador.
Vitória vem logo atrás
Se o Vila tem a melhor defesa do campeonato, o Rubro-Negro tem o segundo lugar neste quesito. Foram 26 gols sofridos em 34 partidas – apenas dois a mais que o adversário. Além disso, outro fator chama a atenção neste desempenho: a rotatividade no setor.
As mudanças principais ocorreram nas laterais. Zeca, Marcelo, Felipe Vieira, Yan Souto, Edson Lucas e Railan se alternaram na posição pela esquerda e pela direita, seja por lesão ou suspensão. Eles sempre mantiveram o nível do sistema atuando ao lado dos quase sempre presentes Camutanga e Wagner Leonardo, além do goleiro Lucas Arcanjo.
A muralha defensiva do Vitória, com certeza, tem pontos importantes conquistados que ajudaram o Leão a estar com uma boa vantagem na liderança da competição.
“Super trunfo” pode fazer a diferença
Nos números defensivos o equilíbrio é claro, mas no ataque o Vitória tem leve vantagem. A equipe rubro-negra marcou 45 gols contra 39 do Tigrão. Léo Gamalho, com nove gols, e Osvaldo, com quatro, são os principais nomes no setor do Leão.
Pelo Vila, Caio Dantas com oito bolas na rede e Guilherme Parede com seis gols assinalados são a esperança do Tigrão no ataque.
Confronto no primeiro turno da Série B
Em um cenário que era praticamente inverso, o então líder Vila Nova-GO venceu o Vitória por 1 a 0, no OBA. Naquela altura, o Rubro-Negro era o quinto colocado. Lourenço assinalou o gol colorado pela 16ª rodada.
No segundo turno, a partida ser marcante para o Vitória em uma possível confirmação do acesso ou ser parte da arrancada do Vila rumo à Série A. Tudo isso será conhecido no domingo (5), a partir das 18h.
Foto de capa: Victor Ferreira/ECV