Depois de uma temporada no Brasileirão Série B, o Juventude retorna para a Série A depois de conquistar o acesso na última rodada da Segundona. Vice-campeão da competição, os Jaconeros viveram momentos antagonistas durante o campeonato. Se no início seria normal imaginar uma lutar contra o descenso, a chegada de Thiago Carpini com o seu ‘Carpinismo‘ mudou a trajetória e a história do clube em 2023. Da zona do rebaixamento, o treinador iniciou a arrancada que culminou em uma vaga para o Ju no G-4.
🟢⚪️ SUBIU ⬆️
O Juventude está de volta à Série 🅰️ do Campeonato Brasileiro! O Ju garantiu o acesso na última rodada!
PARABÉNS, TORCEDOR JACONERO! 🥳#BrasileirãoSérieB | #Juventude | #ProJaconiEuVou pic.twitter.com/v1l81mwHvY
— Brasileirão Série B 🇧🇷 (@seriebcom) November 25, 2023
Thiago Carpini assumiu o Juventude na sétima rodada após um retrospecto de cinco derrotas e apenas um triunfo da equipe na Série B. Desde que chegou, o treinador somou 17 vitórias, 11 empates e quatro derrotas, alcançando um aproveitamento de 65%. Em entrevista pós-confirmação do acesso, o técnico disse se sentir muito contente em fazer parte da história do clube alcançando o objetivo. Além disso, ele falou um pouco do carinho pela cidade e de como foi recebido por todos, mesmo às vezes exigindo um pouco mais do normal.
Muito feliz, marcamos uma história na vasta história vitoriosa do clube. Para Caxias do Sul, o torcedor e todos que me acolheram e abraçaram, e este grupo comprometido. Chegar neste momento e entregar este acesso ao Juventude, Caxias do Sul e o Rio Grande do Sul é mágico na minha vida. A chegada foi importante, mas a maneira como eles me receberam foi mais importante ainda. Sei que sou um pouco cansativo, chato, prezo pelo bom ambiente, pelo trabalho, dia a dia, competitividade e de melhorar os atletas. Eles (os atletas) me fizeram melhor e preciso contribuir na vida deles“, contou Thiago.
Carpini afirmou que o planejamento do próximo ano vai passar pelas mãos dele, fato que não ocorreu em 2023 onde ele precisou trabalhar com o que tinha. O técnico informou que isso gerou um aprendizado, mas que não quer repetir a mesma forma na Série A e, por isso, já encaminha novas contratações. Segundo o treinador, o Carpinismo vai seguir com atletas com maiores adequações as suas características de jogo.
Quero muito, todos os trabalhos participei da montagem e é um diferencial. Buscamos dentro das características do nosso jogo, aqui tivemos que nos adaptar ao que se tinha. Gerou uma dificuldade, mas um aprendizado para mim. Nós tínhamos algumas situações encaminhadas, precisávamos era definir se Série A ou B, essa virada de chave. Temos uns seis ou sete atletas que já encaminhamos conversas, sem contar a permanência de parte deste grupo. Depois vamos buscar peças pontuais. Agora precisamos descansar a cabeça, mas o projeto 2024 começou já e não para. O desafio para 2024 é ainda maior para o Juventude”, concluiu Thiago Carpini.
Saiba mais sobre a campanha do Juventude na Série B 2023
- Juventude
Colocação: 2º lugar | Pontuação: 65 pontos | Conquista: Acesso para a Série A
Gols: 42 marcados e 31 sofridos (3ª melhor defesa) | Estatísticas: 18 vitórias – 11 empates – 9 derrotas
Foto de capa: Gabriel Tadiotto