O Ituano, em boa parte do campeonato, teve uma campanha tranquila e só foi ameaçado pelo Z-4 em poucas rodadas na reta final. Com o fim da temporada, o técnico Marcinho já projeta o próximo ano do Galo.
O comandante falou um pouco do planejamento para a disputa da Série B em 2024. Marcinho alertou pela necessidade do Ituano ir ao mercado pela dificuldade que vai se apresentando o próximo torneio.
Vemos equipes com muita qualidade que vão cair e equipes que subiram e que provavelmente vão investir alto para se manter na Série B. O Ituano também tem um planejamento, nós sabemos até onde podemos chegar em termos de contratações, da busca por jogadores no mercado. Já vamos iniciar o ano de 2024 com uma identidade, com uma maneira de atuar. Internamente, todos os atletas que vão ficar já entendem a maneira de como o Ituano vai jogar, então já é um passo importante para 2024”, analisou.
Sobre essas contratações, Marcinho explicou o que o Ituano pensa sobre jogadores e o que ele projeta como encaixe no sistema da equipe.
Pontualmente podemos contratar atletas no perfil que eu entendo, com potência, jovens, se não jovens, dentro do perfil que buscamos, para que possamos fazer um 2024 melhor e, por que não com um acesso, ou de pontuar e estar em cima na tabela. O ano de 2023 nos trouxe muitos ensinamentos para que em 2024 não erremos”, disse.
O técnico ainda afirmou que a temporada atual trouxe um aprendizado para o ano que vem. Ele enfatizou que é importante manter a “identidade” do time.
Quando eu falo sobre ensinamento é você implementar um trabalho, uma ideia, uma maneira de jogar, processos, estimular os atletas a entender mentalmente primeiro que conseguimos jogar da maneira que jogamos em qualquer lugar. Na soma de todos os jogos, o Ituano em nenhum momento deixou de ter identidade. Eu vejo quanto isso é importante para a sequência de 2024 e aí sim trazer os atletas que vão ter uma adaptação mais rápida naquilo que já é o Ituano”, falou.
Posição final do Ituano na Série B
O Galo de Itu ficou na 14ª colocação, com 42 pontos. Em 38 rodadas, o Ituano venceu nove confrontos, empatou 15 e perdeu 14 duelos. A equipe assinalou 33 vezes e sofreu 38 gols.
Foto de capa: Paulo Pinto/Ituano