Depois de um rebaixamento doído para a Série C 2023, o Brusque somou forças para disputar o campeonato em busca de retornar para a Série B em apenas um ano. Com uma campanha consistente e preciosa, principalmente na segunda-fase, o Quadricolor conquistou o tão sonhado objetivo: o acesso. Ainda por cima, a equipe catarinense chegou até a fase final e acabou conquistando o vice-campeonato da competição.
Pensando nessa campanha, decidimos trazer um pouco das regras dessa competição e a trajetória do Brusque até a conquista do vice-campeonato, confira:
PROMOVIDOS! ⬆️
Três clubes já garantiram o acesso e vão disputar a Série 🅱️ em 2024! Bem-vindos, @Brusqueoficial, @Paysandu e @oficialamfc!
📸 @ocancheiro/ BFC – Divulgação/Paysandu🎨@VieiraAdyel/ AMFC#BrasileirãoSérieB | #Brusque | #Paysandu | #Amazonas pic.twitter.com/tI7SO0b4P2
— Brasileirão Série B 🇧🇷 (@seriebcom) October 8, 2023
Conheça as fases da competição
Primeira-fase: Os 20 times participantes se enfrentam em um turno único, ou seja, realizam 19 jogos no total. As 10 equipes que possuem melhor posição no ranking de clubes da CBF disputam 10 partidas como mandantes, enquanto o restante apenas nove. Os oito melhores colocados avançam para a segunda-fase, enquanto os quatro últimos são rebaixados para a divisão inferior.
Segunda-fase: As oito equipes classificadas são distribuídas em dois grupos equilibrados, de acordo com a posição de cada clube na primeira-fase. Os times enfrentam apenas os adversários do próprio grupo em turno e returno. O primeiro colocado de cada grupo avança para a final para disputar o título da divisão, enquanto os dois segundos colocados ganham automaticamente o acesso para a Série B.
Fase final: Jogos de ida e volta entre os dois primeiros colocados de cada grupo, com o último jogo na casa da equipe que somou a melhor campanha na segunda-fase.
Relembre a trajetória do Brusque na primeira fase
O Brusque se classificou em quarto lugar, com 31 pontos, após acumular nove vitórias, quatro empates e seis derrotas nos seus 19 jogos disputados. A equipe do sul do país marcou 25 gols e concedeu 14, totalizando um saldo de 11. Com esse desempenho, o Quadricolor ganhou uma vaga no grupo A da segunda fase.
Relembre a trajetória do Brusque na segunda fase
Apesar de não ser o principal favorito do grupo, o Brusque somou a melhor campanha consistente nesta etapa, garantindo a primeira colocação. Em seus seis jogos, o Quadricolor venceu quatro, empatou um e acabou derrotado também em um, alcançando os 13 pontos na tabela. Além disso, garantiu o melhor ataque desta fase com nove gols.
Finais do campeonato
O Brusque, melhor campanha do grupo A, enfrentou o Amazonas, melhor campanha do grupo B. Como a pontuação do Quadricolor foi maior, os catarinenses decidiram em casa. Na partida de ida, em Manaus, o duelo terminou com um empate sem gols. Na volta, o Amazonas se sagrou campeão ao vencer os donos da casa, de virada, por 2 a 1, com gols de Sassá e Diego Torres. Com isso, o Brusque terminou a temporada com o vice-campeonato da Série C.
Destaques individuais da equipe
Guilherme Queiróz – Quarto colocado em participações em gols no campeonato (12)
Éverton Alemão – Líder em interceptações (7.2 por jogo/média) e vice-líder em cortes (4.5 por jogo/média)
Matheus Nogueira – Líder em jogos sem sofrer gols no campeonato (11) e na média de gols sofridos por jogo (0.7)
Foto de capa: Lucas Gabriel Cardoso