Disputar uma edição do Brasileirão Série B é um pesadelo para quem está na Série A nacional, mas é um sonho de todos os times que disputam a Série C. Em 2023, a Terceirona pegou fogo e protagonizou grandes disputas em busca desse objetivo. Apenas quatro times tiveram a possibilidade de ganhar a promoção de divisão e essa conquista causou muita comemoração.
Mas você sabe quais são os times que subiram para a Série B de 2024? Preparamos um conteúdo completo para te contar, de forma resumida, a campanha das quatro equipes que garantiram a sua promoção da Série C para a Segundona, confira:
OS PROMOVIDOS E REBAIXADOS ⬆️⬇️
Com a queda do Santos, as oito equipes que subiram e desceram estão confirmadas ✅
🔺 Amazonas, Paysandu, Operário-PR e Brusque
🔻 América-MG, Goiás, Coritiba e Santos#BrasileirãoSérieB | #SérieB2024 pic.twitter.com/N2KY7aProw
— Brasileirão Série B 🇧🇷 (@seriebcom) December 7, 2023
1) Amazonas – 1ª colocação geral na Série C
Campeão absoluto e futuro estreante na Série B em 2024, o Amazonas segue fazendo história com menos de cinco anos de existência. A equipe nortista se classificou em terceiro lugar na Primeira-Fase da Série C e, posteriormente, na primeira colocação do Grupo B da Segunda-fase, o que lhe gerou uma vaga à final do torneio.
Na grande decisão, empatou sem gols o primeiro duelo e venceu a partida decisiva, de virada, por 2 a 1, sagrando-se vencedor do campeonato e, automaticamente, conquistando sua vaga para a Segundona.
2) Brusque – 2ª colocação geral na Série C
Quarto colocado na Primeira-Fase, o Brusque chegou à Segunda-Fase da Série C rodeado de dúvidas e sem encabeçar uma possível lista de favoritos. Mesmo assim, o Quadricolor provou a sua qualidade em campo ao fazer uma campanha surpreendente e liderar o Grupo A, o que acabou lhe gerando uma vaga para a final do torneio.
Mesmo empatando sem gols no duelo de ida, a equipe catarinense não suportou a pressão no jogo da volta e acabou ficando com o vice-campeonato da Terceirona, o que lhe gerou também um acesso direto à Série B.
3) Paysandu – 3ª colocação geral na Série C
Depois de cinco anos disputando a Série C, o Paysandu confirmou o seu retorno à Série B após muita luta. Na Primeira-Fase, o gigante do Norte se classificou na penúltima vaga e pôde chegar à Segunda-Fase com a chance de garantir o acesso. E foi o que exatamente aconteceu. O Papão ficou em segundo lugar no Grupo B, não conseguiu a classificação para as finais, mas garantiu o terceiro lugar geral, o que lhe permitiu comemorar o retorno à Segundona.
4) Operário – 4ª colocação geral na Série C
Com a última vaga de acesso, mas não menos importante, o Operário conquistou seu retorno à Segundona após apenas uma temporada na Terceirona. Líder na Primeira-Fase, o Fantasma chegou à Segunda-Fase rodeado de expectativas, mas não conseguiu mostrar um desempenho semelhante.
Empatado na pontuação, a equipe paranaense ganhou do São Bernardo no critério de desempate e alcançou o segundo lugar do Grupo A, o que não lhe gerou acesso às finais, mas foi responsável pela conquista da última vaga geral entre as equipes que subiram para a Série B de 2024.
Foto de capa: Divulgação