Se dentro de campo podíamos assistir um grande duelo, fora dele há motivos para lamentar. Ao final do confronto entre Sport Recife e Fortaleza, válido pela quarta rodada da Copa do Nordeste, o ônibus que levava a delegação do Leão do Pici foi atingido por pedras e bombas pela principal torcida organizada do rubro-negro pernambucano minutos após a saída do estádio. Seis jogadores precisaram de atendimento médico em um hospital mais próximo ao local do ataque.
🟰 TUDO IGUAL 🟰
Com um gol para cada lado e a 'Lei do Ex' funcionando, Sport Recife e Fortaleza empataram, por 1 a 1, pela quarta rodada da Copa do Nordeste
📲 Acesse o nosso site e saiba mais 👇#Sport | #SportRecife | #FortalezaEC | #Fortaleza | #CopadoNordeste
— Brasileirão Série B 🇧🇷 (@seriebcom) February 22, 2024
A ação ocorreu mais precisamente nas imediações do bairro Curado, próximo ao Atacadão dos Presentes. Parte dos vidros do veículos estouraram e os estilhaços atingiram Titi, Emanuel Brítez, João Ricardo, Lucas Sasha, Dudu e Gonzalo Escobar. O presidente do Sport, Yuri Romão, fez questão de ir até o hospital pedir desculpas e prestar apoio aos feridos.
Inclusive, a equipe de comunicação do rubro-negro soltou uma nota de repúdio minutos após o ocorrido. O Fortaleza também divulgou em suas redes um outro pronunciamento para expor a situação clínica das seis vítimas do ataque. Confira abaixo as duas declarações:
Pronunciamento do Sport
O Sport Club do Recife repudia veementemente os atos de violência praticados contra o ônibus da delegação do Fortaleza Esporte Clube na saída da Arena de Pernambuco após a partida desta quarta-feira.
Os absurdos atos de violência não condizem com a real conduta e comportamento… pic.twitter.com/pUH8mdgZJk
— Sport Club do Recife (@sportrecife) February 22, 2024
Pronunciamento do Fortaleza
Atualização sobre a situação médica dos atletas do Fortaleza após ataque ao ônibus do clube.
O ônibus da delegação do Fortaleza, que embarcava atletas, comissão técnica, staff e diretoria, foi atacado por bombas e pedras por torcedores do Sport na saída da Arena de Pernambuco… pic.twitter.com/rS80ducKss
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) February 22, 2024
Indignado após o ato, o CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, foi convocado para prestar queixa na delegacia sobre o ataque. Em entrevista à imprensa, o diretor desabafou sobre o caso.
Eu estava no ônibus, vi torcedores com camisa amarela, já vi uma bomba no nosso ônibus, quebrou toda a lateral do vidro do ônibus, seis atletas ficaram lesionados. O Escobar, inclusive, um pouco mais grave. Todos se feriram, estilhaços de vidro, e Escobar um pouco mais. Poderia ser uma tragédia muito grave. Porque foi uma bomba atirada contra o ônibus. E isso não pode acontecer, achar que é normal, acho que tem que se verificar como um todo o porquê disso estar acontecendo no Brasil“, falou Marcelo Paz.
O presidente do Sport, Yuri Romão, também conversou com a imprensa e lamentou profundamente o ataque violento imposto pela torcida organizada após o término da partida.
Não há animosidade e sim uma irmandade, somos coirmãos e não consigo entender o porquê disso, interceptar um ônibus de uma delegação, jogar uma bomba no ônibus, ferindo várias pessoas, poderíamos ter ferimentos muito mais graves. A gente não sabe o diagnóstico deles todos, mas isso precisa de um basta. O poder público, juntamente com os presidentes dos clubes, com as federações, com a CBF, precisam dar um basta nisso, porque hoje pode ser com uma delegação do Fortaleza, depois do Sport. Isso não é esporte, não é futebol“, completou Yuri Romão.
Quais os próximos jogos das duas equipes na temporada?
- Partida: Náutico x Sport Recife | 9ª rodada do Campeonato Pernambucano
Data: 24/02 | Horário: 16h30 (Brasília) | Local: Estádio dos Aflitos
- Partida: Fluminense-PI x Fortaleza | 1ª Fase da Copa do Brasil
Data: 29/02 | Horário: 20h00 (Brasília) | Local: Estádio Governador Alberto Tavares Silva (Albertão)
Foto de capa: Reprodução/Redes Sociais