Depois de 25 anos consecutivos na divisão de elite do futebol paulista, o Ituano acabou rebaixado para a Série A2 do estadual depois de acumular a pior campanha desta edição do Paulistão. Na noite deste domingo (10), o Galo teve o seu descenso decretado após perder para o São Paulo, por 3 a 2, em pleno Novelli Júnior, pela última rodada da primeira fase da competição.
❌ Ituano perde para o São Paulo, em pleno Novelli Júnior, e termina o Paulistão 2024 rebaixado para a Série A2 após ficar com a pior campanha da edição do estadual 👎☹️
📲 Acesse o nosso site e saiba mais 👇#ItuanoFC | #Ituano | #Paulistão | #SãoPaulo | #SãoPauloFC
— Brasileirão Série B 🇧🇷 (@seriebcom) March 10, 2024
Alberto Valentim, técnico contratado pelo Ituano para a fase final do Paulistão, concedeu entrevista coletiva após a partida e não escondeu a tristeza. Com duas derrotas em dois jogos, o treinador chamou a responsabilidade para si e para o grupo. Segundo ele, o rubro-negro não pode normalizar o rebaixamento e, por isso, o desejo pelo acesso já o toma conta antes mesmo do início da próxima competição.
É um sentimento de tristeza, sim. Eu assumo todas as responsabilidades junto com o grupo de hoje, independente se eu cheguei só há duas semanas. E serve de lição para todos nós, a começar por mim, que sou o treinador. E lembrar que aqui é uma instituição muito séria, que faz com que o Ituano seja um time de Série A1. A partir de agora viramos a página para essa Série B, que é muito difícil, mas sabendo que, como meu contrato vai até o final do ano que vem, o sentimento é voltar a colocar o Ituano na Série A1, que é o seu lugar“, desabafou Alberto.
Valentim prometeu mudanças no elenco, incluindo novas contratações e dispensas, para a sequência da temporada. Mesmo colocando o foco na Série B, o treinador falou que também será feito um planejamento visando a Série A2 do ano que vem.
Nós vamos analisar bem os que permanecerão, aqueles que virão também. Agora é pensar no Campeonato Brasileiro. A A2 está lá no ano que vem. É lógico que o clube faz contratações pensando em mais de um ano de contrato e terá que colocar tudo na balança para que o ano que vem estejamos preparados também. Mas agora é contar com a Série B, que é muito importante“, completou Alberto Valentim.
Qual a próxima partida do Ituano na temporada?
O Ituano voltará a entrar em campo somente em abril pelo Brasileirão Série B 2024. O Galo vai visitar a Chapecoense na Arena Condá, pela primeira rodada da competição. As duas equipes aguardam a divulgação da data e do horário do duelo por parte da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Foto de capa: Miguel Schincariol