Muitos craques passaram pelo Campeonato Brasileiro Série B e ganharam projeção nacional pelo bom desempenho na competição. Bem como, alguns jogadores consagrados e outros desconhecidos, formam então uma lista de atletas que alcançaram o principal prémio individual do torneio, o de artilheiro.
Por esta razão, preparamos uma lista dos melhores marcadores das últimas cinco edições. Você sabe quais foram? Confira a lista abaixo:
2022 – Gabriel Póveda (Sampaio Corrêa)
Com 19 gols, o atacante foi responsável pela boa campanha da equipe maranhense. A Bolívia Querida conquistou a 5ª colocação, ficando a quatro pontos do acesso. Com o bom desempenho na última temporada, o Grupo City contratou Gabriel e cedeu ao Bolívar, da Bolívia.
2021 – Edu (Brusque) Ver mais
Com 17 gols, Edu foi o artilheiro pelo quadricolor e ajudou o clube a escapar da zona da degola. No ano seguinte foi vendido ao Cruzeiro, sendo um dos destaques da campanha ao título. Imediatamente, e em 2023, acertou sua primeira experiência no futebol internacional, para o zagueiro Dibba Al Fujairah, dos Emirados Árabes.
2020- Caio Dantas (Sampaio Corrêa)
Com 17 gols, Caio partiu da sexta colocação conquistada pela Bolívia Querida. Após o sucesso na campanha, foi vendido ao futebol chinês, para Guangzhou City. Este ano, acertou seu retorno ao Botafogo-SP para disputa do Paulistão e Série B. Vale destacar que, em 2018, foi o goleador máximo da Série C pelo Fogão de São Paulo.
2019- Guilherme Augusto (Esportes)
Com 17 gols, Guilherme Augusto foi fundamental para o vice-campeonato conquistado pelo Sport. Junto com Hernane Brocador, formou uma dupla que somou 31 gols para o Leão da Ilha. Posteriormente ao melhor momento da carreira, passou por alguns clubes do Brasil, Arábia Saudita, Emirados Árabes e, por último, defendeu o Grêmio desde 2022.
2018- Dagoberto (Londrina)
O ídolo do São Paulo e Atlético Paranaense marcou 17 gols e mostrou que mesmo com 35 anos poderia ser útil ao Londrina, conquistando a artilharia básica do torneio. O clube não conseguiu o acesso, mas ficou a cinco pontos da vaga. O pentacampeão do Campeonato Brasileiro Série A caiu no Tubarão no ano seguinte e se posicionou na final da temporada.