A Série B do Campeonato Brasileiro, tradicionalmente, revela alguns talentos para a Primeira Divisão e também para o futebol internacional. Por isso, listamos 10 jovens atletas que podem aproveitar o torneio e chamar a atenção de clubes de todo o mundo. Veja abaixo os atletas que devem brilhar na Segunda Divisão.
Janderson – Ceará
O atacante, de 24 anos, surgiu no Corinthians no ano de 2019 e alternou partidas como titular ou saindo do banco de reservas. Ponta veloz, Janderson pode ser uma das peças importantes do Ceará. Emprestado ao Grêmio na temporada passada, fez cinco gols e deu cinco assistências.
Fabinho – Criciúma
Outro atacante de 23 anos que pode brilhar na Série B é Fabinho. Com 1,81m de altura, o jogador que pertence ao Athletico-PR e foi emprestado ao Tigre, pode ser peça importante na temporada. Joga preferencialmente pelo lado direito do campo. Defendendo o CRB em 2022, fez oito gols e deu três assistências.
Guilherme Castilho – Ceará
O meio-campista do Vozão tem 23 anos e pode ser fundamental para a equipe nesta temporada. Atua em três posições entre volante, meia-central e meia-atacante. Sua versatilidade pode ajudar o time cearense a voltar à Série A. Atuou em 23 partidas em 2022.
Igor Torres – Atlético-GO
Emprestado ao Dragão, Igor Torres pode ser mais uma opção interessante no comando de ataque dos goianos. Aos 22 anos, ele atua tanto pelo lado direito, como centralizado. Nesta temporada, já balançou as redes pelo Atlético no campeonato estadual. Em 2022 atuou em 20 jogos pelo Fortaleza e pelo Bahia.
Luciano Juba – Sport
Jogador frequente nas escalações do Leão na temporada passada, Juba deve seguir como figurinha carimbada nas escalações do clube em 2023. O atacante de 23 anos atua, preferencialmente, pelo lado esquerdo do campo. Com velocidade e bom poder de definição, Luciano Juba tem tudo para brilhar na Série B. No ano passado disputou 57 jogos, fez 10 gols e deu nove assistências.
Weverton – Ponte Preta
O lateral-direito de 23 anos também é outro atleta promissor para 2023. Weverton, que já atuou por clubes como Vasco, Internacional e pertence ao Red Bull Bragantino, pode usar a Segunda Divisão como um laboratório para ganhar mais espaço no seu time ou conseguir a atenção de outros clubes. Disputou 25 jogos na temporada passada defendendo Vasco e Internacional. Sua experiência com o Cruz-maltino na última Série B pode ajudar a Macaca nesta edição.
Vitor Leque – Botafogo-SP
O atacante de 22 anos pertence ao Cruzeiro e está emprestado ao Pantera neste ano. Leque atua pelo lado de campo, podendo jogar tanto na esquerda quanto na direita e pelo meio do ataque. Na Raposa, foi um jogador que participou de bastante jogos em 2021, mas na temporada passada foi buscar uma oportunidade na Série A, pelo Juventude. Apesar de não ter marcado gols em 2022, Leque tem tudo para recuperar o bom futebol jogando pelo time paulista.
Léo Naldi – Ponte Preta
O volante de 21 anos tem tudo para ser o cara da posição na Série B em 2023, caso permaneça até o fim da competição. Isso porque ele já chamou a atenção de grandes clubes, como o Vasco, que pretendem contar com ele no elenco. Meio-campista moderno, atua como primeiro e segundo volante. Será crucial para a Macaca conseguir um bom desempenho na Segunda Divisão.
Pedro Bicalho – Vitória
O volante é cria das categorias de base do Cruzeiro, onde foi lançado ao profissional em 2019. Foi adquirido pelo Palmeiras em 2020. Na temporada de 2022 foi emprestado ao Santa Clara, de Portugal e agora chega ao Rubro-Negro por empréstimo, aos 21 anos. Avaliado em 1 milhão de euros pelo Transfermarkt, pode ser um dos destaques na posição em 2023.
Pedro Lucas – Ceará
O meia ofensivo de apenas 20 anos foi emprestado pelo Grêmio ao Vozão até o fim de 2023. Ele pode atuar tanto pela ponta-esquerda, como meia-central e como ponta-direita. Pode ser um peça importante e ajudar o Ceará no longo Brasileirão da Série B.
Foto de capa: Stephan Eilert/Ceará