O Campeonato Brasileiro Série B é um dos principais torneios do país e que movimenta boa parte dos Estados e torcidas brasileiras. Muitos clubes revelam jogadores, mas também treinadores para o cenário nacional. Ao todo, apenas três técnicos conseguiram o feito de vencer as duas divisões superiores do Brasil.
Dois dos três vencedores, primeiro foram campeões da Segunda Divisão e, posteriormente, da Primeira. Apenas um deles foi capaz de vencer a Segundona anos depois de conquistar o maior título de relevância nacional do país.
Separamos uma lista com as campanhas desses treinadores que fizeram história no cenário brasileiro, veja:
Pepe – “Canhão da Vila”
Campeonato Brasileiro Série A 1986 – São Paulo
Campeonato Brasileiro Série B 1995 – Athletico Paranaense
Resumo: Um dos maiores ídolos do Santos e segundo maior artilheiro da história do clube, Pepe também teve suas glórias como comandante. Único campeão da Série B após conquistar a Série A.
Vanderlei Luxemburgo
Campeonato Brasileiro Série A 1993 e 1994 – Palmeiras
1998 – Corinthians
2003 – Cruzeiro
2004 – Santos
Campeonato Brasileiro Série B 1989 – Bragantino
Resumo: Luxa é considerado um dos maiores vencedores do futebol brasileiro, O treinador que estourou na carreira de treinador após o título da Série B, treinou as principais equipes do país e alcançou até a Seleção Brasileira. Vanderlei ainda se tornou o primeiro e único técnico tupiniquim a comandar o Real Madrid.
Rogério Ceni
Campeonato Brasileiro Série B 2018 – Fortaleza
Campeonato Brasileiro Série A 2020 – Flamengo
Resumo: Goleiro com maior número de gols no futebol mundial, Rogério Ceni se perpetua, atualmente, como um dos principais treinadores do país. O único, até o momento, a vencer as versões de pontos corridos da Série A e B.