A Série B do Campeonato Brasileiro é uma divisão de muita rotatividade entre os clubes, e consequentemente, entre os campeões. Por isso, diversos treinadores venceram a competição. No entanto, alguns se destacaram mais. Listamos os maiores campeões da Segunda Divisão entre os comandantes.
4) Givanildo Oliveira – 2 títulos
O experiente treinador do cenário brasileiro conquistou a segunda divisão nacional em duas oportunidades. A primeira foi no ano de 1997 como técnico do América-MG. Naquela temporada, o Coelho levou o título após terminar o quadrangular final em primeiro lugar com 13 pontos em um grupo com Ponte Preta, Náutico e Vila Nova.
Já em 2001, Givanildo comandou o Paysandu rumo ao título. O Papão levou a disputa após terminar o quadrangular final com nove pontos e na primeira colocação a frente de Figueirense, Caxias-RS e Avaí.
3) Levir Culpi – 2 títulos
Levir foi campeão pela primeira vez em 1988. Treinando a Inter de Limeira, de São Paulo, conquistou o troféu ao bater o Náutico por 2 a 1 na grande final no Limeirão, em Limeira (SP).
Já no ano de 2006, Levir Culpi comandou o Atlético-MG rumo à Série A e ao título. Terminou em primeiro lugar com 71 pontos. Foram 20 vitórias, 11 empates e apenas 7 derrotas.
2) Mano Menezes – 2 títulos
Mano conquistou sua primeira Série B de forma histórica. Na famosa “Batalha dos Aflitos”, quando o Grêmio bateu o Náutico, com quatro jogadores a menos, e levou a taça em 2005.
A segunda conquista veio no ano de 2008 quando Mano treinou o Corinthians rumo à Primeira Divisão e ao título de campeão. O Timão terminou em primeiro na tabela somando 85 pontos; com 25 vitórias, 10 empates e três derrotas.
1) Enderson Moreira – 3 títulos
O recordista de conquistas da Série B é Enderson Moreira com três taças. A primeira veio em 2012, com o Goiás. O Esmeraldino terminou a classificação com 78 pontos, somando 23 vitórias, nove empates e seis derrotas.
Já no ano de 2017, o América-MG levou a taça com 73 pontos; foram 20 vitórias, 13 empates e cinco derrotas. A última conquista foi em 2021, com o Botafogo. Naquela temporada, o Glorioso encerrou com 70 pontos; somando 20 vitórias, 10 empates e oito derrotas.
Quem venceu a Série B em 2022?
A taça de campeão da Série B de 2022 ficou com o Cruzeiro. A Raposa terminou com 78 pontos após 38 rodadas. Foram 23 vitórias, nove empates e seis derrotas ao longo da campanha cruzeirense.
Foto de capa: Vitor Silva/Botafogo