O instituto AtlasIntel divulgou uma pesquisa, nesta terça-feira (25), mostrando as 27 maiores torcidas do Brasil atualmente. São 10 times da Série B entre elas. Como método, foram escolhidos 640 municípios brasileiros onde 1.600 respostas foram enviadas. A empresa, especializada em pesquisas políticas, utilizou uma margem de erro de 2% em seu primeiro experimento sobre o tamanho das torcidas.
O primeiro time da Série B na lista é o Sport Club do Recife. O histórico clube do Nordeste tem 1,9 % dos amantes de futebol do país. Após o Leão vem o Vila Nova-GO, com 0,9% dos torcedores pelo país de dimensões continentais.
O ranking apurado pela Atlas ainda acrescenta o Botafogo-SP e o Ceará, com 0,6% dos torcedores brasileiros, enquanto CRB, de Alagoas, e o Vitória, de Salvador, contam com 0,5% de apaixonados pelos clubes no Brasil.
Veja a lista completa da pesquisa Atlas abaixo
Público entrevistado: 1.600 entrevistados em 640 municípios
Período de apuração: 6 a 20 de abril de 2023
Margem de erro: 2%
População do Brasil no momento: 207.750.291 habitantes (IBGE/2022)
1º) Flamengo – 21,9%
2º) Corinthians – 14,2%
3º) São Paulo – 9,9%
4º) Palmeiras – 7,7%
5º) Vasco – 6,2%
6º) Cruzeiro – 6,1%
7º) Grêmio – 4,6%
8º) Atlético-MG – 4,3%
9º) Bahia – 3,6%
10º) Internacional – 3,5%
11º) Fluminense – 3,4%
12º) Santos – 3,1%
13º) Botafogo – 2,0%
14º) Sport – 1,9%*
15º) Athletico-PR – 1,5%
16º) Fortaleza – 1,2%
17º) Vila Nova – 0,9%*
18º) Botafogo-SP – 0,6%*
18º) Ceará – 0,6%*
20º) América-MG – 0,5%
20º) CRB – 0,5%*
20º) Vitória – 0,5%*
23º) Atlético-GO – 0,4%*
24º) Goiás – 0,2%
25º) ABC – 0,1%*
25º) Avaí – 0,1%*
25º) Chapecoense – 0,1%*
* Equipes da Série B de 2023
Como o instituto AtlasIntel chegou aos resultados das maiores torcidas?
De maneira orgânica, a pesquisa Atlas buscou suas informações durante a navegação rotineira de internautas, seja em smartphones, computadores, laptops ou tablets. O método escolhido é conhecido como RDR (Recrutamento Digital Randômico). Ele foi desenvolvido pelo AtlasIntel para calibrar as chamadas “amostras robustas”, para assegurar retratos representativos da população alvo. Isso quer dizer que o foco era atingir, principalmente, pessoas interessadas em futebol que navegavam na internet.
Foto de capa: Rafael Bandeira/SCR