O Operário do Paraná é um dos quatro clubes que se garantiram no Campeonato Brasileiro da Série B de 2024. Ao lado de Amazonas, Brusque e Paysandu, o Fantasma disputa a competição na próxima temporada. Vamos relembrar um pouco da caminhada paranaense?
Conheça as fases da competição
Primeira-fase: Os 20 times participantes se enfrentam em um turno único, ou seja, realizam 19 jogos no total. As 10 equipes que possuem melhor posição no ranking de clubes da CBF disputam 10 partidas como mandantes, enquanto o restante apenas nove. Os oito melhores colocados avançam para a segunda-fase, enquanto os quatro últimos são rebaixados para a divisão inferior.
Segunda-fase: As oito equipes classificadas são distribuídas em dois grupos equilibrados, de acordo com a posição de cada clube na primeira-fase. Os times enfrentam apenas os adversários do próprio grupo em turno e returno. O primeiro colocado de cada grupo avança para a final para disputar o título da divisão, enquanto os dois segundos colocados ganham automaticamente o acesso para a Série B.
Fase final: Jogos de ida e volta entre os dois primeiros colocados de cada grupo, com o último jogo na casa da equipe que somou a melhor campanha na segunda-fase.
Operário-PR na Primeira fase
O Fantasma teve uma grande campanha na primeira parte do campeonato. Em 19 partidas, o Operário venceu 10 duelos, empatou seis e perdeu três vezes, terminando na liderança com 36 pontos. Os paranaenses marcaram 19 gols e sofreram 10.
A estreia foi com derrota para o Botafogo-PB, fora de casa, por 2 a 1 no dia 4 de maio. No entanto, a equipe se recuperou e fechou a trajetória na liderança geral. O último confronto terminou com uma vitória sobre o Brusque por 1 a 0 no fim de agosto.
Fantasma na Segunda fase
Na parte qualificatória do campeonato, o Operário-PR ficou no Grupo B ao lado de Brusque, São Bernardo-SP e São José-RS. O Fantasma terminou na segunda colocação, com sete pontos conquistados. Com isso, se garantiu na Segundona de 2024.
A equipe venceu o São José e o São Bernardo, perdeu para os paulistas e duas vezes para equipe do Quadricolor. Um dos jogos contra os gaúchos terminou em igualdade. Foram nove gols marcados e nove sofridos.
Destaques na Série C
Na artilharia da equipe ficaram Felipe Augusto (atacante) com oito gols, seguido do meia Dudu Scheit, com cinco. Já na terceira posição esteve um atleta que deixou o clube durante a competição. Vinicius Popó foi um 12º jogador e balançou as redes três vezes.
Nos passes para gol, os meias Vinícius Diniz e Cássio Gabriel empataram com três assistências cada. O Top-3 terminou com o artilheiro Felipe Augusto e o defensor Pará, que assistiram seus companheiros duas vezes cada.
O zagueiro Willian Machado foi o grande nome do sistema defensivo do Fantasma. Ele terminou com 5.1 interceptações por jogo de média, além de 4.2 cortes por jogo. O defensor terminou como um dos melhores jogadores na posição em toda a Série C.
Um pouco da história do Operário-PR
O Operário Ferroviário Esporte Clube, natural de Ponta Grossa, no Paraná, é um clube tradicional do estado. Foi fundado no dia 1º de maio de 1912 sendo a segunda agremiação mais antiga da região.
Na galeria de títulos, o Fantasma tem como principais conquistas a Série C de 2018, a Série D de 2017, além de um Campeonato Paranaense em 2015.
Conhecido como Fantasma, Trem Fantasma ou OFEC, o Operário tem o alvinegro como suas cores. Além disso, manda os jogos no charmoso estádio Germano Krüger que tem capacidade para 10.632 espectadores.
Foto de capa: André Oito/OFEC