A Série B do Brasileirão é um campeonato muito disputado, equilibrado, com longas viagens e tarefas duras para os competidores. Pela Segundona, diversos atletas passaram e marcaram época. Seja por gols, títulos ou apenas por ficarem no imaginário do torcedor brasileiro. Relembre alguns dos atletas populares e folclóricos que passaram pelo torneio.
5) Pimentinha
O meio-campo de 35 anos é um dos nomes mais carimbados na Série B do Brasileiro. Atualmente defende o Sampaio Corrêa, do Maranhão. Ele já atuou em oito edições do campeonato, marcou 20 gols e defendeu 3 clubes: Paraná, São Caetano e a Bolívia Querida. Jogou nos anos de 2013, 2014, 2015, 2016, 2019, 2020, 2021 e 2022. Deve retornar nesta temporada.
4) Acosta
O ex-atacante uruguaio foi outro que marcou época na Segunda Divisão. Disputou a competição em duas oportunidades: 2008, pelo Corinthians, e 2010, defendendo o Brasiliense. Marcou cinco gols e levou o título do campeonato pelo Timão.
3) Léo Gamalho
O experiente centroavante estará novamente disputando a Série B nesta temporada. Ele defende o Vitória e coleciona números na competição. Léo já atuou em 10 edições do campeonato, em 10 times diferentes. Marcou 72 gols e é um dos maiores artilheiros da história da Segundona.
2) Flávio Caça-Rato
O atacante que marcou época no futebol brasileiro pelo Santa Cruz também já atuou na Segundona. Ele disputou as edições de 2010, pelo América-RN, e de 2014, com o Santinha. O centroavante, no entanto, não teve grande desempenho. Fez apenas dois gols em 21 jogos disputados.
1) Carlinhos Bala
Outro ex-atleta que cravou seu nome na história da Série B foi Carlinhos Bala. O ídolo do Sport participou de quatro edições da Segunda Divisão por times diferentes. Atuou pelo Santa Cruz, em 2005, pelo Náutico, em 2010, pelo Sport, em 2011 e por último o CRB, em 2012.
Quem transmite a Série B de 2023?
Os direitos de transmissão do Brasileirão da Série B foram adquiridos pelo Grupo Brax, que negociou com as emissoras a exibição. Na TV aberta, a Band será responsável pela exibição. Já na TV fechada e pay-per-view ficarão a cargo do Sportv e Premiere, respectivamente.
Como será disputada a Série B de 2023?
A competição seguirá a fórmula iniciada no ano de 2006. Serão 20 clubes se enfrentando em 38 rodadas com duelos de ida e volta. Os quatro primeiros serão promovidos para a Série A, enquanto os quatro últimos jogam a Série C. O líder fica com o troféu.
Foto de capa: Pietro Carpi/Vitória