O Avaí estreou com derrota em seu primeiro jogo na Série B 2023. O Leão foi goleado pelo Guarani por 4 a 1. Além do clima difícil no clube pelo revés da primeira rodada da Segundona, na manhã desta segunda-feira, o clube entrou o pedido de recuperação judicial junto ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). O protocolo foi entregue devido à posição financeira do clube, que alcança a marca de 107 milhões de reais em dívidas acumuladas.
🦁💪🏻 Imagens do treino desta manhã de terça-feira, no gramado do CFA.#100AnosDeUmaLenda
📷: Leandro Boeira/@AvaiFC pic.twitter.com/gWtw8EQLAs— Avaí Futebol Clube (@AvaiFC) April 18, 2023
A decisão foi tomada pelos Conselheiros do Avaí após a reunião onde foram apresentados relatórios que expunham o histórico de dívidas da instituição e os investimentos ativos e passivos da instituição. O documento foi produzido por uma comissão temporária que detalhou toda a situação.
Já em entrevista concedida pelo presidente do clube, Júlio Heerdt afirmou que o trabalho para reestruturar a questão financeira do Avaí acontece diariamente. Além disso, ele assegurou que todos os compromissos serão honrados.
“Acompanhamos de perto a execução orçamentária, buscando o equilíbrio de receitas e despesas do dia a dia, não assumimos novas dívidas e estamos com os salários em dia. Apesar disso, os juros fazem o endividamento seguir crescendo. A medida adotada traz segurança para os atletas, funcionários e fornecedores do clube”, relatou Heerdt.
A situação financeira é preocupante devido ao grau de endividamento atingido pelo clube em virtude dos déficits atingidos em exercícios anteriores. A possibilidade da criação de uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) não é descartada.
Qual a próxima partida do Avaí na Série B?
O Leão retorna aos gramados no próximo sábado (22), quando enfrenta o Mirassol. A partida está marcada para iniciar às 16h, na Ressacada, em Florianópolis. O jogo é válido pela segunda rodada da Série B.
Foto de capa: Leandro Boeira/Avaí FC