A Ponte Preta conseguiu confirmar a sua permanência na Série B do próximo ano após vencer o CRB na última rodada da Segundona. Com problemas internos financeiros e políticos que refletem em campo, a Ponte passou boa parte da competição no bloco de baixo da tabela. Durante a temporada, quatro treinadores passaram pela equipe e nem mesmo o retorno à elite do Paulistão, com o título da A2, tornou o ambiente melhor no clube.
⚫️⚪️ Ponte Preta vence o CRB, no Moisés Lucarelli, e garante a sua permanência para a Série B de 2024! ⚫️⚪️
📲 Acesse o nosso site e saiba tudo 👇#PontePreta | #VamosPonte | #SerieB | #BrasileiraoSerieB | #CRB #CRBOficial
— Brasileirão Série B 🇧🇷 (@seriebcom) November 26, 2023
O último desses quatro treinadores da temporada a assumir foi João Brigatti, a quem havia livrado a Ponte Preta do rebaixamento nos Paulistas de 2018 e 2020. O treinador chegou com a dura realidade de conseguir aplicar uma “injeção de ânimo” em um elenco que parecia caminhar para um novo descenso. Segundo o técnico, o trabalho foi coletivo para lidar com o stress e o momento do clube. Além disso, deixando a humildade de lado, ele disse não existiria ninguém com capacidade suficiente para mudar a perspectiva da Macaca no campeonato, assim como o próprio fez.
Agradeço ao Eberlin por propor que eu fosse o treinador da Ponte. Sinceramente, eu não ia aceitar, mas, pode ter certeza, não teria outro treinador que salvaria a Ponte do rebaixamento. Na situação que pegamos o grupo moralmente, animicamente, praticamente você não conseguia dar treino. Os atletas não reagiam. Foi uma situação muito complicada. O nível de stress era muito alto. Dou os parabéns para todos: comissão, diretoria, presidente, jogadores, staff, mas dou os parabéns para mim também. Hoje bato palmas para mim, vou deixar minha humildade de lado“, falou o técnico.
Apesar do discurso confiante, Brigatti comandou a Ponte Preta nesta temporada por apenas oito partidas, onde somou um retrospecto não tão positivo. O treinador acumulou duas vitórias, três empates e três derrotas, gerando um aproveitamento de apenas 37,5% no cargo. João acabou citando alguns problemas do alvinegro durante a temporada para justificar os resultados ruins. Por isso, para ele, o planejamento para a próxima temporada precisa começar agora para que o ano de 2024 aconteça com uma perspectiva diferente.
Com o título da A2 todos vislumbravam uma situação diferente no brasileiro, mas teve vários problemas em relação ao ‘Transfer Ban‘ e dificuldades financeiras que não conseguimos ter uma melhoria técnica. Hoje a gente está comemorando uma permanência na Série B, mas a gente tem um mês de dezembro para estruturar a Ponte com a ajuda de todos e fazer um grande Paulista. Vai ser uma arrancada de estrutura e de atletas de qualidade que precisamos buscar. O Paulista não é fácil, a Série B não é fácil, e a gente vai precisar do elenco forte e da ajuda de todos para conseguir trazer esses atletas“, concluiu João Brigatti.
Saiba mais sobre a campanha da Ponte Preta na Série B 2023
- Ponte Preta
Colocação: 15º lugar | Pontuação: 42 pontos | Conquista: Permanência na Série B
Gols: 24 marcados (Pior ataque da competição) e 35 sofridos | Estatísticas: 9 vitórias – 15 empates – 14 derrotas
Foto de capa: Fábio Leoni