A Ponte Preta apresentou uma campanha surpreendente neste Paulistão 2024. Apesar da derrota por goleada para o Palmeiras nas quartas-de-final da competição, a Macaca ficou acima das expectativas e deixou o torneio com um saldo positivo mesmo com a eliminação. Cotada para as partes mais baixas da tabela, o alvinegro se classificou com contundência para a segunda fase e aumentou as expectativas do elenco para esta temporada.
Apesar da quebra de jejum por títulos com a conquista da Série A2 do Paulistão no ano passado, a Ponte lutou muito para evitar o seu rebaixamento no Brasileirão Série B. Agora, a equipe de Campinas terá um pouco mais de um mês para se preparar para a competição e tentar mudar o cenário que o assombrou em 2023.
❌ Ponte Preta é goleada pelo Palmeiras, por 5 a 1, em jogo único das quartas-de-final do Paulistão e é eliminada da competição 🤷
📲 Acesse o nosso site e saiba mais 👇#Palmeiras | #PontePreta | #Paulistao2024
— Brasileirão Série B 🇧🇷 (@seriebcom) March 17, 2024
João Brigatti, técnico da Ponte Preta, conversou com a imprensa em entrevista coletiva após a eliminação no Paulistão. Em tom de desabafo, ele afirmou que houve um comportamento passivo da equipe nos seus últimos jogos e isso não pode voltar a acontecer. O treinador reconheceu que o grupo não conseguiu jogar durante os 90 minutos e, por isso, avaliará com calma para identificar o exato problema.
A avaliação não é apenas sobre o jogo de hoje. É sobre o comportamento. O elenco da Ponte não pode se dar ao luxo de ficar assistindo ao Palmeiras ou qualquer outro adversário jogar. Isso não pode ser repetido. Foi uma atuação desastrosa e vamos avaliar toda situação do que aconteceu. Não conseguimos jogar em nenhum minuto desde o primeiro tempo e ficamos muito abaixo do que podemos entregar. O Palmeiras jogou da maneira que quis porque a Ponte Preta não veio para o jogo“, desabafou João.
Brigatti prometeu mudanças no elenco e novas contratações visando o início da Série B. Com a perda de jogadores importantes durante o estadual, o treinador afirmou que a Ponte precisará de um elenco mais qualificado para a competição. Reconhecendo a dificuldade do momento atual do mercado, o técnico garantiu estar ciente sobre o perfil desses futuros novos reforços.
Perdemos muitos jogadores ao longo da competição, como Felipinho, Amaral e Léo Naldi, mas não deixamos de competir em nenhum momento. É claro que precisamos repensar muita coisa para a Série B, qualificar o elenco e, principalmente, mudar a nossa postura. Não podemos jogar tudo por água abaixo depois de uma atuação desastrosa. É difícil fazer contratações com o atual mercado, mas vamos precisar de um elenco mais forte e com mais peças. Nossa principal prioridade é buscar jogadores com mais experiências e cancheados aos diversos cenários“, concluiu João Brigatti.
Qual a próxima partida da Ponte Preta na temporada?
A Ponte Preta volta a entrar em campo no somente em abril pelo Brasileirão Série B 2024. A Macaca esteará nesta edição da competição recebendo o Coritiba no Moisés Lucarelli em confronto válido pela 1ª rodada do campeonato. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgará, em breve, a data e o horário oficial da partida.
Foto de capa: Reprodução