A Copa Sul-Americana é a segunda mais importante competição do continente, atrás apenas da Copa Libertadores. O torneio começou em 1988, ainda com o nome de Supercopa Sul-Americana, mas ao longo de sua história recebeu outros nomes como Mercosul, Merconorte e Copa Conmebol. Na edição atual da Série B, apenas um dos 20 times que disputam o campeonato, teve a honra de vencer o torneio. A Chapecoense foi campeã em 2016 em meio a um cenário trágico, saiba mais:
Entenda a história
Fundada em 1973, a Chapecoense se configura hoje como uma equipe consolidada no futebol nacional. Mas, até 2016, suas conquistam ficavam restritas ao seu estado, Santa Catarina. Em 2013, conseguiu o acesso inédito à Série A e, um ano após boa campanha na primeira divisão, se classificou para a Sul-Americana. O mesmo fato ocorreu no ano seguinte, 2015, a classificação veio para a temporada posterior, 2016, assim como, o sonho de vencer a competição.
Na primeira fase do torneio, o confronto foi nacional. A Chape derrotou o Cuiabá e avançou às oitavas de finais da Copa. Ali, a tarefa era mais difícil. O maior campeão da história da Libertadores era o adversário. Mas, nos pênaltis, o alviverde passou adiante. Nas quartas, o Junior Barranquilla e, nas semis, o San Lorenzo. Ambos não superaram a equipe de Santa Catarina.
O sonho virou pesadelo
A final era o sonho se tornando realidade, mas poucos imaginavam o roteiro final. Na viagem para a partida de ida da final contra o Atlético Nacional, na Colômbia, o clube encontrou o seu pior cenário. Após a escolha de um voo fretado pela extinta empresa aérea LaMia, a falta de combustível gerou uma pane seca na aeronave que gerou um acidente próximo a área de pouso.
Apenas três jogadores do elenco sobreviveram a queda, sendo que, um deles precisou ter uma das pernas amputadas. Toda comissão técnica, dirigentes e alguns jornalistas vieram a óbito. Dos 77 tripulantes, 71 faleceram. A tragédia ganhou repercussão mundial e ganhou sensibilização não só do mundo do futebol, mas de outros segmentos da sociedade.
Pós acidente
No mesmo dia do acidente, dirigentes do Atlético Nacional tiveram um ato de imenso caráter. Eles enviaram um pedido formal à CONMEBOL pedindo que o título da Copa Sul-Americana de 2016 fosse entregue para a Chapecoense. A Confederação acatou a solicitação, fazendo com o time fosse sagrado campeão sem precisar entrar em campo.
O canal Fox Sports entrou em silêncio no período que estava reservado para a transmissão da final. A tela ficou toda preta em sinal de luto, com a hashtag “90minutosdesilencio“ e um cronômetro para marcar o tempo que seria destinado a cobertura da partida. No Twitter, uma hashtag intitulada “Final dos sonhos” ficou entre os trending topics da rede.
Próximo jogo da Chapecoense na Série B:
Partida: Chapecoense x Londrina | Data: 23/04/2023 | 2ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B
Local: Arena Condá | Horário: 15:30
Foto de capa: Nelson Almeida/AFP