Em partida remarcada da 17ª rodada do Brasileirão Série B 2023, a Chapecoense venceu o Botafogo-SP, em pleno Estádio Santa Cruz, por 2 a 1, e deixou o Z-4. Os catarinenses marcaram duas vezes com Kayke, no primeiro tempo, e, Osman, descontou para os paulistas na segunda etapa. O duelo aconteceu com mais de um mês de atraso devido à problemas meteorológicos que atingiram a região Sul no início de Julho. Na ocasião, a equipe do Verdão foi impedida de pegar o voo para sair do estado e a CBF optou pelo reagendamento do confronto.
Agora, a Chapecoense chega aos 25 pontos e, por ter um número superior de vitórias, lança o Sampaio Corrêa, que tem a mesma pontuação, para a zona do rebaixamento. O Verdão emplacou a sua segunda vitória consecutiva e, no momento, fica com o 16º lugar na tabela. Já o Botafogo-SP, somou sua sexta partida seguida sem somar três pontos, mas quebrou o jejum de cinco rodadas sem marcar um gol. Com a derrota, o Tricolor de Ribeirão Preto cai para o 12º lugar, com 33 pontos ganhos.
⏰ Fim de jogo | 1×2
Chapecoense vence o Botafogo-SP, em pleno Santa Cruz 🏟️, e deixa o Z-4, em partida remarcada da 17ª rodada do Brasileirão Série B 2023!
⚽️ 5' e 54' Kayke 🟢⚪️
⚽️ 12' 2T – Osman 🇮🇶#BotafogoSP #Chape #VamosChape #Chapecoense #SerieB #ChapeTerror #Segundona pic.twitter.com/rA30C8OFIk— Brasileirão Série B 🇧🇷 (@seriebcom) August 24, 2023
Resumo do jogo:
A Chapecoense dominou por completo o primeiro tempo, mesmo jogando fora de casa. Apesar do equilíbrio na posse de bola, os visitantes foram mais vezes ao ataque e aproveitaram as oportunidades. Logo aos cinco minutos, Cristiano acionou Bruno Nazário em velocidade na linha de fundo, que tocou para o meio da área. A defesa do Botafogo-SP cortou errado e a bola sobrou para Kayke abrir o placar.
O Fogão não reagiu bem ao gol e, aos 32, ainda teve Jonas Toró sendo expulso direto por falta dura em Marcinho. Já no último minuto da primeira etapa, Marcinho fez jogada individual pelo lado direito, cruzou para Kayke dentro da área, que finalizou com desvio. O VAR entrou em contato com o árbitro de campo para análise desse desvio. A arbitragem notou intenção no toque de mão de Lucas Dias, que recebeu amarelo, após a confirmação da penalidade. O próprio Kayke bateu e ampliou o marcador, fazendo seu segundo tento na partida.
No segundo tempo, mesmo com um homem a menos, os donos da casa pressionaram na busca do empate. A pressão deu resultado e aos 12 minutos saiu o gol do Tricolor de Ribeirão Preto. Patrick Brey bateu lateral na área, a defesa da Chape cortou mal e Osman acertou um lindo chute de esquerda, que tocou o travessão antes de entrar. A partir daí, os visitantes se fecharam mais e a equipe paulista não conseguiu trazer mais nenhum lance claro de perigo para igualar o placar, o que gerou mais uma derrota para o Botafogo-SP na tabela.
Gols da partida: Osman (BOT); Kayke Rodrigues 2x (CHA);
Confira os próximos confrontos de Botafogo-SP e Chapecoense na Série B 2023:
- Partida: Botafogo-SP x ABC | 25ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B |
Data: 28/08 | Horário: 20h00 (Brasília) | Local: Estádio Santa Cruz
- Partida: Chapecoense x Avaí | 25ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B |
Data: 27/08 | Horário: 15h45 (Brasília) | Local: Arena Condá
Foto de capa: Divulgação/ACF