O torcedor do Juventude teve um ano de 2023, certamente, de muitas emoções. A equipe começou a Série B de forma conturbada, mas teve uma virada de chave impressionante e conseguiu o retorno à Primeira Divisão. Para relembrarmos o caminho do Ju preparamos uma retrospectiva do clube na Segundona da última temporada.
De rebaixado da elite ao Z-4 da Série B e chegada de Carpini: o primeiro turno
A trajetória do Juventude na Segunda Divisão iniciou de forma assustadora para os torcedores. O time que vinha da Série A, começou muito mal sua campanha na Série B. Nas seis primeiras rodadas, acumulou cinco derrotas e uma vitória, amargando assim, a penúltima colocação.
No mês de maio uma decisão da diretoria mudou o rumo e a história do Juventude na competição: a contratação de Thiago Carpini. O jovem técnico que havia colocado o modesto Água Santa na final do Paulistão chegou com tudo e a mudança foi imediata: cinco vitórias seguidas. De equipe lutando contra o rebaixamento para um time que incomodava…
Segundo turno: a arrancada rumo ao G-4 da Série B
A campanha do Juventude se consolidou no segundo turno do campeonato. O Ju foi ganhando posições rodada após rodada e o que parecia sonho foi se tornando cada vez mais palpável. A equipe jaconera contava com seu bom desempenho somado ao equilíbrio e irregularidade da maioria dos times na competição.
Na reta final o acesso parecia questão de tempo, mas uma sequência de empates deixou o cenário ainda em aberto. A promoção veio, com muita emoção, na última rodada. De virada, o Juventude venceu o Ceará e subiu para a Série A.
Fim de jogo | ⏰
⚫️ Ceará 1 x 3 Juventude 🟢
⚫️ 17’ 1T – Janderson
🟢 42’ 1T – Erick Samuel
🟢 34’ 2T – Jadson (🎥)
🟢 39’ 2T – RuanO JUVENTUDE SUBIU PARA A SÉRIE 🅰️#BrasileirãoSérieB | #CSCxJUVpic.twitter.com/EJiMyqGMVS
— Brasileirão Série B 🇧🇷 (@seriebcom) November 25, 2023
🟢⚪️ SUBIU ⬆️
O Juventude está de volta à Série 🅰️ do Campeonato Brasileiro! O Ju garantiu o acesso na última rodada!
PARABÉNS, TORCEDOR JACONERO! 🥳#BrasileirãoSérieB | #Juventude | #ProJaconiEuVou pic.twitter.com/v1l81mwHvY
— Brasileirão Série B 🇧🇷 (@seriebcom) November 25, 2023
Destaques da campanha
O principal jogador, sem sombra de dúvidas, foi Nenê. O experiente meio-campo aceitou o projeto jaconero e foi fundamental para a campanha. Ele marcou gols que garantiram os três pontos e deu assistências cruciais durante o ano.
Nenê acabou perdendo a reta final da temporada por uma lesão, mas havia cumprido seu papel. O meia terminou com sete gols e sete assistências, sendo o líder do time em ambos os quesitos.
Thiago Couto foi outro destaque nos jogos do Juventude na competição. O goleiro passou segurança debaixo das traves e ajudou na recuperação do sistema defensivo jaconero que terminou como o quarto melhor, em números, da Série B. Thiago e Nenê, junto com Alan Ruschel, terminaram na Seleção do campeonato da nossa equipe BSB.
THIAGO COUTO 🧤 pic.twitter.com/kzbiSXccYY
— E.C. Juventude (@ECJuventude) October 16, 2023
Pontuação final do Juventude na Série B
O Ju terminou com 65 pontos na segunda colocação – dois à frente do primeiro time fora do G-4. Em 38 rodadas, o Juventude venceu 18 partidas, empatou 11 confrontos e perdeu nove vezes. A equipe marcou 42 gols e sofreu 31 – terminando com saldo positivo de 11 gols.
Foto de capa: Nathan Bizotto/EC Juventude