O Atlético-GO teve um caminho tortuoso no início da Série B, mas que se transformou no decorrer da competição. O Dragão conseguiu a promoção um ano depois da queda e retornou à elite nacional. Para relembrarmos a trajetória rubro-negra preparamos uma retrospectiva do clube.
Sequência de empates, queda de Valentim e G-4 distante: o primeiro turno
A equipe do Atlético-GO entrou na Série B de 2024 como grandes possibilidades de lutar pelo título. A temporada anterior havia sido boa, apesar do rebaixamento, pelas campanhas na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana. Em ambas, o Dragão avançou bem no mata-mata.
No entanto, quando a Segunda Divisão começou essa projeção não se confirmou. O primeiro turno do Atlético-GO foi decepcionante. O time amargou muitos empates e ficou grande parte da competição no meio da tabela. Isso culminou com a queda do técnico Alberto Valentim.
Chegada de Jair Ventura, mudanças drásticas e acesso: o segundo turno
Jair Ventura chegou ao Atlético-GO no dia 24 de julho. Naquela altura, o Rubro-Negro se encontrava na 11ª colocação. Uma das principais melhorias do treinador foi no sistema defensivo. A equipe até marcava muitos gols, mas tinha uma das piores defesas da competição, e por isso, empatava muitos jogos.
A mudança veio e a equipe embalou uma sequência de 11 jogos sem perder em 12 rodadas consecutivas (10V, 1E e 1D). Com isso, saltou do meio da tabela para a terceira colocação. Porém, o time passou ainda por um drama: acumulou quatro partidas sem vitória e viu seu acesso ameaçado. No fim, conseguiu uma vitória crucial sobre o Guarani e carimbou a promoção.
🎉 PARABÉNS, ATLÉTICO-GO 🎉
🅱️ Depois de uma incrível campanha no segundo turno da Série B sob o comando de Jair Ventura, o Atlético Goianiense confirmou a sua volta à Série A do Brasileirão! 🔴⚫️
🗣️ Pode soltar o grito, torcida rubro-negra! O DRAGÃO SUBIU! ⬆️ pic.twitter.com/bbEw3tZksW
— Brasileirão Série B 🇧🇷 (@seriebcom) November 25, 2023
Destaques na campanha do Atlético-GO
O principal nome nessa trajetória do Dragão foi Gustavo Coutinho. Artilheiro isolado da Série B de 2023, o atacante marcou 14 vezes e ajudou o clube goiano a conseguir subir para a Primeira Divisão.
Intervalo| 1 x 0
Fim do primeiro tempo! 🐉 Atlético-GO 1 x 0 Chapecoense 🏹
⚽️ 19’ – Gustavo Coutinho#BrasileirãoSérieB | #ACGxCHApic.twitter.com/orcvz8YYan
— Brasileirão Série B 🇧🇷 (@seriebcom) May 3, 2023
Quem contribuiu e muito também foi o goleiro Ronaldo. O arqueiro brilhou em momentos chave da temporada, com grandes intervenções e até penalidades máximas defendidas. O camisa 1 passou a segurança necessária para que a defesa melhorasse seu desempenho durante a competição.
🅱️ Todos nós sabemos que a Série B é feita de detalhes e, nesses detalhes, não tem como esquecer da defesa de pênalti de Ronaldo contra o seu xará Ronaldo! 🧤
📹 O lance foi um divisor de águas na campanha do Atlético-GO no retorno à Série A 👇pic.twitter.com/VqGFjNsNPD
— Brasileirão Série B 🇧🇷 (@seriebcom) November 26, 2023
Posição final do Atlético-GO na Série B
O Atlético-GO terminou na quarta colocação com 64 pontos conquistados. Em 38 rodadas, o Rubro-Negro venceu 17 partidas, empatou 13 e perdeu oito confrontos. A equipe assinalou 56 gols e sofreu 45 – terminando com um saldo positivo de 11 gols.
Foto de capa: Ingryd Oliveira/ACG