O Campeonato Brasileiro Série B teve início em 1971, mas só passou a ser disputado com recorrência na década de 80. O formato atual com 20 times na modalidade dos pontos corridos, com quatro rebaixados e quatro clubes que sobem de divisão só surgiu em 2006.
De lá pra cá, 17 times levantaram a taça do torneio. Dentre eles, campeões inéditos e times com muita história no cenário nacional. Você sabe quais foram as melhores campanhas? Preparamos uma lista dos cinco maiores pontuadores para você, conheça agora!
Confira:
Corinthians (2008) – 85 pontos e 74,56% de aproveitamento
Comandado por Mano Menezes, o Corinthians é detentor da maior pontuação da história dos pontos corridos na Série B. Em sua única participação no torneio, a equipe somou apenas três derrotas em 38 jogos. O elenco contava com craques que participaram, anos depois, da conquista da Copa Libertadores da América, como exemplo o lateral Alessandro, o zagueiro Chicão e o meia Douglas.
Portuguesa (2011) – 81 pontos e 71,05% de aproveitamento
A Lusa de 2011 fez a segunda melhor campanha da história dos pontos corridos na Série B. Com apenas três derrotas, marcou 82 gols em 38 jogos. O meia-atacante Edno foi o principal destaque da Portuguesa naquele ano. O goleiro Weverton, bicampeão da Copa Libertadores da América pelo Palmeiras, também atuava neste time, que ainda tinha o volante Guilherme, ex-Corinthians, Deportivo La Corunha e Olympiakos.
Palmeiras (2013) – 79 pontos e 69,29% de aproveitamento
Com a terceira melhor pontuação, o Palmeiras de Gilson Kleina fez uma campanha regular e subiu sem maiores sustos em sua segunda participação na Série B. O goleiro Fernando Prass, o zagueiro Henrique – que disputou a Copa do Mundo de 2014 -, o meia Valdívia e o atacante Alan Kardec foram os principais destaques no elenco do acesso.
Goiás (2012) – 78 pontos e 68,42% de aproveitamento
Comandado por Enderson Moreira, o Goiás fez ótima campanha com jogadores que ganharam projeção após o título do campeonato. O volante Thiago Mendes, hoje no Lyon, o meia Ricardo Goulart, os atacantes Walter e Iarley, o lateral Egídio e um dos maiores ídolos do esmeraldino, o goleiro Harlei, eram os grandes craques do elenco.
Cruzeiro (2022) – 78 pontos em 2022 e 68,42% de aproveitamento
Com a Raposa sendo adquirida por uma SAF – Sociedade Anônima do Futebol – que tem Ronaldo Nazário como principal mandatário, o clube comandado pelo uruguaio Paulo Pezzolano conseguiu conquistar o título após domínio durante boa parte da temporada. Com boas atuações do setor defensivo, em especial do experiente goleiro Rafael Cabral, campeão da Copa Libertadores da América pelo Santos, outros jogadores como o atacante Edu e o volante Neto Moura também foram importantes na campanha.