Bicampeão do Campeonato Brasileiro Série C (2003 e 2021) e bicampeão do Campeonato Paulista (2002 e 2014), o Ituano vai para sua segunda temporada consecutiva na Série B em busca do acesso inédito. A equipe brigou até a última rodada da temporada passada para subir, ficando a uma vitória do G4.
Ao longo de seus quase 76 anos de história, grandes craques foram formados ou vestiram a camisa do clube. Montamos uma lista com cinco craques que passaram pelo Galo de Itu confira:
Gabriel Martinelli (Arsenal)
Período: 2018-2019
Jogador mais jovem a estrear pelo Ituano, Martinelli também foi a maior venda da história do clube, 6 milhões de euros. O craque chegou ao clube ainda aos 15 anos, e chegou a se profissionalizar após bom desempenho na Copa São Paulo de Juniores em 2018. Um ano depois, em 2019, entrou para a Seleção do Campeonato Paulista e foi eleito a revelação do torneio, conquistas que o fizeram ser contratado pelo Arsenal e, posteriormente, convocado para Seleção Brasileira para disputar a Copa do Mundo de 2022.
Juninho Paulista (Aposentado)
Período: 1992-1993 e 2009-2010.
Formado nas categorias de base do clube, Juninho foi campeão Mundial com a Seleção Brasileira em 2002 e, é considerado um dos maiores ídolos do Middlesbrough. Foi campeão também da Libertadores e Mundial pelo São Paulo, e ainda reúne boas passagens por Palmeiras, Vasco da Gama e Atlético de Madrid. Retornou em 2010 ao Ituano para encerrar sua carreira vitoriosa. Outro ponto que pode ser destacado é que o ex-jogador foi Gestor do Galo de Itu por quase 10 anos.
Roque Júnior (Aposentado)
Período: 2010
Campeão Mundial com a Seleção Brasileira em 2002, Roque Júnior foi o ídolo do Palmeiras antes de brilhar na Europa. Com passagens marcantes por Bayer Leverkusen e Milan, o zagueiro encerrou a sua carreira no Galo de Itu após convite do ex-companheiro de Seleção, Juninho Paulista. Primeiramente, um pouco, mas mesmo assim foi importante ao marcar o gol que salvou o rubro-negro do rebaixamento para a Série A2 do Campeonato Paulista daquele ano.
Luiz Felipe (Real Betis Balompié)
Período: 2015-2016
Luiz Felipe foi revelado pelo clube e fez poucas partidas no profissional antes de ser vendido para a Lazio. Serviu a Seleção Brasileira de base e foi cotado para estar nas Olimpíadas de 2020, mas sem lançamento do clube, esteve fora. Em 2022, por falta de oportunidade na Seleção de seu país de origem, o zagueiro que possui descendência materna italiana, decidiu se naturalizar após insistência. Desde já, o craque estreou pela Azzurra e atualmente está em sua primeira temporada no Real Betis Balompié.
Richarlyson (Aposentado)
Período: Categorias de base
Richy, como era conhecido carinhosamente por seus colegas de clube, foi ídolo no São Paulo teve sua formação na base do Ituano. Embora sem estrear profissionalmente, rodou por diversos clubes e conquistou títulos importantes como a Copa Libertadores pelo Atlético Mineiro e Mundial de Clubes e Campeonato Brasileiro pelo Tricolor Paulista. O jogador também chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira, em 2018, na era Dunga, disputado por duas partidas.