É notório reconhecer a importância do futebol goiano no cenário nacional como um todo e, principalmente, na temporada 2023 do Brasileirão Série B. Com duas potências brigando até a última rodada pelo o acesso, apenas uma torcida teve o prazer de comemorar a vaga na Série A do ano que vem. Atlético-GO e Vila Nova protagonizaram espetáculos dentro de campo e nas arquibancadas durante os jogos da Segundona. Além disso, ambos mostraram a importância de um trabalho feito de forma séria internamente.
Enquanto o Vila Nova sonhava com um retorno à Primeira Divisão após seca que dura 35 anos, o Atlético-GO queria retornar após uma única temporada na Série B. Na última rodada, o Vila, por exemplo, precisava fazer apenas a sua parte, pois já estava no G-4. Já o Dragão necessitava vencer e ainda torcer para o tropeço do rival ou do Juventude. O cenário mais improvável aconteceu. O Colorado acabou cedendo a vaga ao Rubro-Negro no grupo dos quatro primeiros após perder o seu duelo e ver o adversário vencer a sua partida.
Nesse momento de alegria pra nós atleticanos quero me solidarizar com o presidente do Vila Nova, Hugo Jorge Bravo. As derrotas fazem parte do processo. O Vila Nova fez um campeonato excepcional, nos venceu e se reergueu no momento mais complicado da temporada. Jogar contra o Vila… pic.twitter.com/dc8g49KE6b
— Adson Batista (@AdsonBatista) November 26, 2023
Ao final dos jogos, o clima em Goiânia tornou-se dicotômico e as provocações ganharam voz diante de um cenário digno de filme. Nesse momento, o presidente do Atlético-GO, Adson Batista, fez questão de usar suas redes sociais para mostrar o lado humano. O dirigente do Dragão exaltou o rival e defendeu o trabalho realizado pelo presidente do Vila Nova, Hugo Jorge Bravo.
Deixando a rivalidade de lado, Adson desconsiderou a comemoração do acesso para, em nome do futebol goiano, valorizar a campanha do Colorado e reconhecer a dor da derrota de um dos maiores antagonistas de seu clube no estado. A atitude de solidariedade pelo momento do rival e, principalmente, por Hugo Jorge Bravo acabou gerando elogios por parte da torcida atleticana.
Confira a nota de Adson Batista para Hugo Jorge Bravo
Nesse momento de alegria pra nós atleticanos quero me solidarizar com o presidente do Vila Nova, Hugo Jorge Bravo. As derrotas fazem parte do processo. O Vila Nova fez um campeonato excepcional, nos venceu e se reergueu no momento mais complicado da temporada. Jogar contra o Vila Nova atualmente é complicado para o Atlético, um verdadeiro rival, que almeja e que vai chegar à conquistas tão sonhadas por toda comunidade colorada. Já passei por situações difíceis no futebol. É sempre algo que dói, que machuca na alma dos apaixonados pelo esporte, como sei que o Hugo e todos da atual diretoria do Vila Nova são! A emoção após o jogo de hoje impacta qualquer pessoa que ama o futebol e por isso escrevo esta mensagem. Que 2024 seja um ano de grandes clássicos e que ambos os clubes continuem em seus processos de crescimento. Para o bem do futebol goiano.
Saiba mais sobre a campanha do Atlético-GO e do Vila Nova na Série B 2023
- Atlético-GO
Colocação: 4º lugar | Pontuação: 64 pontos | Conquista: Acesso para a Série A
Gols: 56 marcados (2º melhor ataque) e 45 sofridos | Estatísticas: 17 vitórias – 13 empates – 8 derrotas
- Vila Nova
Colocação: 8º lugar | Pontuação: 61 pontos | Conquista: Permanência na Série B
Gols: 49 marcados e 30 sofridos (Melhor defesa da competição) | Estatísticas: 17 vitórias – 10 empates – 11 derrotas
Foto de capa: O Popular