Vinícius Júnior, um dos melhores jogadores do mundo na atualidade, sofreu mais uma vez com ofensas racistas em um jogo do Campeonato Espanhol. O fato aconteceu no domingo (21), diante do Valencia. Muitos clubes e atletas prestaram seu apoio ao craque brasileiro, inclusive, equipes da Série B.
O Ceará Sporting Club vem, por meio desta nota, se solidarizar com o atacante Vinícius Júnior, vítima de mais um episódio de racismo na Espanha. Um dos melhores jogadores do mundo na atualidade, Vini Jr tem sido obrigado a conviver com repetidos crimes contra si e, neste domingo, isso se repetiu.
O Time do Povo deseja, ainda, os mais profundos sentimentos de alento ao atleta e ressalta que atos assim doem”, escreveu em seu Twitter o Ceará.
O Ceará Sporting Club vem, por meio desta nota, se solidarizar com o atacante Vinicius Júnior, vítima de mais um episódio de racismo na Espanha.
Um dos melhores jogadores do mundo na atualidade, Vini Jr tem sido obrigado a conviver com repetidos crimes contra si e, neste… https://t.co/NlEfDzjTCg
— Ceará Sporting Club (@CearaSC) May 21, 2023
O CRB também se manifestou via redes sociais, nesta segunda-feira (22). Veja o que disse o Galo da Praia.
O Clube de Regatas Brasil se solidariza ao atacante Vini, que infelizmente foi vítima de atos racistas mais uma vez em campo. É absurdamente revoltante casos como esses ainda serem comuns no futebol, e a indignação é ainda maior ao ver a falta de posicionamento das autoridades, deixando que fatos como este continuem acontecendo
O mundo não tem espaço para o racismo, e no nosso esporte não é diferente. Força, Vini! ✊🏿🏴”, escreveu o CRB.
O Clube de Regatas Brasil se solidariza ao atacante Vini, que infelizmente foi vítima de atos racistas mais uma vez em campo.
É absurdamente revoltante casos como esses ainda serem comuns no futebol, e a indignação é ainda maior ao ver a falta de posicionamento das autoridades,+ pic.twitter.com/NYkpUnZNyc
— CRB 🏴 (@CRBoficial) May 22, 2023
Veja outras postagens de clubes da Série B
O Esporte Clube Vitória se solidariza com @vinijr após os atos racistas sofridos pelo atleta.
Esperamos soluções para que o jogador volte a jogar com alegria e sem repetições desses casos, que não são isolados. ✊🏿 pic.twitter.com/SiDtXtb3zT
— EC Vitória (@ECVitoria) May 22, 2023
Mais um ato repugnante de racismo contra o @vinijr. Isso não é apenas um ataque a um indivíduo, mas uma ferida que mancha toda a nossa sociedade. O futebol é um esporte que une pessoas de diferentes origens, culturas e etnias, e o racismo não tem lugar nesse campo.
Nossa… pic.twitter.com/Hp6Nrh3jbV
— Vila Nova F.C. (@VilaNovaFC) May 22, 2023
Unidos pela igualdade: Juntos contra o racismo! ✊🏾
O Mirassol apoia incondicionalmente @vinijr e a todos que lutam por um mundo onde a cor da pele não define nosso valor.#MirassolFC #SomosTodosLeão #SerLeão #NossaRegiãoComOLeão #PrazerMirassolFC pic.twitter.com/i1udVBLQhB
— Mirassol (@mirassolfc) May 22, 2023
Toda a nossa solidariedade ao atleta @vinijr, vítima de racismo mais uma vez na Espanha.
É inadmissível e revoltante que casos como esses continuem impunes. Desejamos força e apoio para enfrentar essa luta diária: uma luta sem espaço para omissão.
RACISMO É CRIME! ✊🏾
— Sport Club do Recife (@sportrecife) May 21, 2023
Enquanto essas atitudes não forem tratadas como o crime que é, nós continuaremos – apenas – escrevendo notas de repúdio contra racistas.
O Londrina Esporte Clube e a SM Sports se solidarizam ao atacante Vinicius Júnior que, mais uma vez, foi alvo de ofensas raciais. pic.twitter.com/QjS16RK9EE
— Londrina E C (@LondrinaEC) May 22, 2023
Estamos todos com você, Vini Jr ✊🏿🇧🇴#NãoAoRacismo#NoRacism https://t.co/rzQbAUApt5
— Sampaio Corrêa FC (@sampaiocorrea) May 21, 2023
🦁✊🏿 Nossa solidariedade ao @vinijr e outras vítimas dessa atrocidade.
Se omitir não é uma opção!Não basta não ser racista.
É preciso ser antirracista! https://t.co/SQkveZyIKA— Avaí Futebol Clube (@AvaiFC) May 21, 2023
O MUNDO precisa repudiar com todas as forças o racismo. Seja onde for. Seja com quem for. É crime. É nojento. É desumano!
BASTA! ✊🏿
O Brasil está contigo, @vinijr pic.twitter.com/P4WxyWjkEm
— E.C. Juventude (@ECJuventude) May 21, 2023
🔴 O Atlético manifesta seu apoio e solidariedade ao atacante Vinícius Júnior, do Real Madrid, que mais uma vez foi vítima de atos racistas. O Dragão do Brasil lamenta que episódios repugnantes como esses continuem a se repetir no futebol. RACISMO É CRIME! ⚫️
Forças, @vinijr! pic.twitter.com/WdbBUSNPMy
— 🅰️tlético Goianiense (@ACGOficial) May 22, 2023
Entenda o caso
No domingo, Vinícius Júnior foi xingado de maneira racista por parte da torcida do Valencia. A partida foi paralisada por oito minutos.
🤬🇪🇸 Racistas nojentos!!
🇧🇷✊🏾 Levanta a cabeça. Você é GIGANTE, VINI! pic.twitter.com/e5GJAjAVVr
— FutbooBR 🇧🇷 (@FutbooBR) May 21, 2023
Após a partida, o jogador brasileiro utilizou as redes sociais para se manifestar em duas postagens. Em uma delas, o atleta afirmou que sua expulsão foi um “prêmio por sofrer racismo”. Ele também ironizou a postura da organização responsável pelo Campeonato Espanhol ao compartilhar o lema da entidade.
Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação…
— Vini Jr. (@vinijr) May 21, 2023
Até o final de março, a LaLiga recebeu oito denúncias por racismo contra Vinicius Junior nesta temporada, as quais foram apresentadas à Justiça. A liga espanhola estabeleceu uma comissão especial em fevereiro, com o objetivo de tratar de questões relacionadas ao jogador brasileiro.
Mais uma vez, em vez de criticar racistas, o presidente da LaLiga aparece nas redes sociais para me atacar.
Por mais que você fale e finja não ler, a imagem do seu campeonato está abalada. Veja as respostas do seus posts e tenha uma surpresa…
Omitir-se só faz com que você se… https://t.co/RGO9AZ24IA
— Vini Jr. (@vinijr) May 21, 2023
A liga espanhola divulgou uma nota após o duelo entre Valencia e Real Madrid em que declarou que vai investigar os “incidentes” no Mestalla. Além disso, afirmou que solicitou as imagens do estádio para, caso necessário, tomar “todas as medidas cabíveis”.
Diante dos incidentes ocorridos no Valencia CF -R.Madrid CF em Mestalla, LaLiga solicitou as imagens disponíveis para investigar o ocorrido.
Se houver um crime de ódio, a LaLiga tomará as medidas legais pertinentes”, diz parte da nota.
𝐄𝐒🇪🇸l▪️ Ante los incidentes ocurridos en el Valencia CF -R.Madrid CF en Mestalla, LaLiga ha solicitado las imágenes disponibles para investigar lo sucedido.
Si hubiera delito de odio, LaLiga tomará las acciones legales pertinentes▪️.Nota informativa: https://t.co/DqQFYuiK4a
— LALIGA Corporativo (@LaLigaCorp) May 21, 2023
Foto de capa: Getty Images