O Sport conseguiu uma vitória soberana sobre o Juventude, por 3 a 0, e assumiu, de forma provisória, a liderança da Série B. Porém, o assunto da violência nos estádios acabou sendo tema na coletiva pós-jogo de Enderson Moreira após episódios na Vila Belmiro e São Januário.
Após algumas perguntas na entrevista, Enderson Moreira desabafou sobre as confusões. Para o treinador do Leão uma tragédia pode acabar acontecendo se cenas como essas continuarem acontecendo.
Eu vi as imagens da confusão em Santos e Corinthians. É muito perigoso o que tem acontecido, estamos muito perto de termos uma tragédia no futebol”, declarou.
Na quarta-feira (21), após derrota do Santos para o Corinthians, alguns torcedores arremessaram bombas para dentro da Vila Belmiro, jogadores ficaram acuados e a confusão se estendeu para fora do estádio. Já na noite de quinta (22), fato semelhante aconteceu em São Januário em revés do Vasco para o Goiás.
❌ Torcida do Santos joga bombas no gramado e o clássico é encerrado na Vila Belmiro, com vitória do Corinthians.#SANxCOR pic.twitter.com/VEvNqygTBC
— FutbooBR 🇧🇷 (@FutbooBR) June 22, 2023
Queria eu ser representativo no futebol para chamar a atenção de alguma forma. Não tenho esse peso, mas acho que a gente precisa tomar providência urgente”, disse Enderson Moreira antes de completar.
😮 Cenas lamentáveis após a derrota do Vasco para o Goiás em São Januáriopic.twitter.com/HtMkJX7he6
— FutbooBR 🇧🇷 (@FutbooBR) June 23, 2023
Estou falando porque posso ser a próxima vítima, os jogadores ou vocês também”, disse em referência aos jornalistas.
Enderson Moreira ainda lembrou que, além das confusões, os casos rotineiros de invasão de torcedores aos CTs. Enderson afirmou que uma atitude deve ser tomada e as punições precisam ser direcionadas aos causadores das confusões.
A gente precisa parar, os atletas, comissões técnicas, não pode mais aceitar isso. Vai acontecer uma tragédia. está cada dia mais perto. É torcedor invadindo CT, pode estar armado, com revólver, com faca. Tem que atacar quem invade, quem quebra, quem ameaça. A gente não faz nada. Vamos ter tragédias. Eu espero que não seja o próximo, mas vai acontecer ”, disse.
Por fim, o treinador do Sport comentou sobre o medo que situações como essas causam aos torcedores. Esses fatos recorrentes podem afastar as pessoas dos estádios.
Quantas pessoas não vão para estádios por conta da violência? Eu fico muito preocupado porque daqui a pouco vai acontecer uma morte, um pai que não vai voltar para casa, uma família sem o ente, o filho sem o pai. Ninguém perde porque quer. Futebol é importantíssimo, mas a vida é mais importante”, desabafou.
Quando é o próximo jogo do Sport?
O Leão agora “seca” Vitória e Novorizontino para seguir na liderança. A próxima partida do Sport é contra a Chapecoense, na próxima terça-feira (27), na Arena Condá, pela 14ª rodada da Série B.
Foto de capa: Rafael Bandeira/Sport