O Sport é um dos grandes favoritos a conquistar a Série B de 2023. No entanto, o clube deve estrear apenas na terceira rodada. Isso porque o Leão está nas finais do Pernambucano e Copa do Nordeste. Além disso, segue na Copa do Brasil – e inclusive – empatou com o Coritiba na competição. Essa partida rendeu muitas reclamações de Enderson Moreira.
Para o técnico do Sport, o desempenho da arbitragem, principalmente o VAR, foi aquém do esperado. Ele se referiu com maior ênfase ao pênalti marcado para o Coxa após toque na mão de Rafael Thyere.
Acho que não teria gosto amargo se os lances fossem normais. São lances que nos deixam muito chateados. Não sei o que falo para meus jogadores. Estou quase falando assim: gente, sobe sem o braço. Não sei. Amarrar os braços dos jogadores antes do jogo. Acho que vai ter que ser assim”, disparou.
As críticas de Enderson não se limitaram aos árbitros escalados para o duelo. Segundo ele, as regras do pênalti por bola na mão são confusas.
Ou se não faz a regra tocou no braço é pênalti. Acabou. Não tem interpretação. Porque na hora que se coloca o ser humano para interpretar, cada um tem uma opinião”, afirmou
O pênalti que Vuaden marcou após a revisão do VAR.
▶ Coritiba 2×3 Sport #CopaDoBrasil pic.twitter.com/9O8Jlcs3Uz
— Sport Clips 🎥⚽ (@SportClips1905) April 12, 2023
Ele ainda acrescentou a sua opinião sobre o posicionamento de Rafael Thyere. Na visão do comandante, o zagueiro estava de costas no momento do toque – o que não seria falta.
Ah, já sei o que vou fazer. Vou falar com meus jogadores para cabecear na mão dos jogadores, não cabecear para o gol. Direciona na mão porque vamos ter a chance de ser pênalti”, declarou.
Os questionamentos, além do pênalti assinalado para o Coxa, foram sobre a ausência da marcação em um lance com Igor Cariús na grande área.
O VAR veio para poder… e continua a interpretação de um cara. E a interpretação é o seguinte: Quando eu quero ver, eu vejo. Quando não quero, eu não vejo. Isso que decepciona. Mas faz parte. É só uma decepção que a gente fica extremamente chateado. Esse trabalho todo de preparação para Brasileiro, Copa do Brasil, fase final, está adiantando de que? É decepcionante”, completou.
Jogadores rubro-negros pediram pênalti neste lance, mas Vuaden marcou falta de ataque.
▶ Coritiba 3×3 Sport #CopaDoBrasil pic.twitter.com/DMENQfDwj0
— Sport Clips 🎥⚽ (@SportClips1905) April 12, 2023
Quando o Sport estreia na Série B do Brasileirão?
O Leão vai fazer seu primeiro jogo na Segundona apenas na terceira rodada. A partida será contra o Novorizontino, fora de casa, no próximo dia 30 de abril. Isso porque o Sport está nas finais do Campeonato Pernambucano e da Copa do Nordeste – além da terceira fase da Copa do Brasil – o que inviabiliza os jogos pela Série B.
Foto de capa: Igor Cysneiros/Sport