O Campeonato Brasileiro da Série B é um dos mais democráticos e diversos do mundo. Clubes de torcidas com números bem diferentes e alguns com recursos antagônicos na parte financeira. Outros times são mais tradicionais, enquanto jovens clubes também se fazem presentes, são algumas das características da competição. Isso claro, se reflete nos estádios onde os jogos Segundona são disputados.
Os locais onde as equipes mandam suas partidas acabam por influenciar, fatalmente, a maneira de torcer. Na Série B de 2023, temos estádios diversos: arenas recém-reformadas, estádio de Copa do Mundo, enquanto alguns campos mais enxutos estão presentes. Veja alguns.
OBA – Vila Nova-GO
O caldeirão do Vila é tradicional. Inaugurado na década de 1980, e que colecionou diversas histórias, o local passou por reformas e teve sua capacidade aumentada para 11.780 espectadores. Antes, o Tigrão costumava mandar as partidas no gigante Serra Dourada, que comporta 50 mil pessoas, mas acaba perdendo um pouco da força da torcida mais próxima do gramado.
🔴⚪️ Confira mais algumas imagens do espetáculo que a torcida do Vila Nova aprontou no OBA🏟️na última segunda-feira no duelo contra o Vitória pela 16ª rodada da Série B 2023! 📹#VilaNova #VilaNovaFC #VilaAmorInfinito #SerieB #Segundona #BrasileiraoSerieBpic.twitter.com/0KdRY38WLD
— Brasileirão Série B 🇧🇷 (@seriebcom) July 12, 2023
A arena do Vila Nova-GO se mostra ainda mais importante para uma boa campanha. A calorosa torcida do Tigrão faz com que o local seja hostil para os adversários.
Castelão – Ceará
Já a torcida do Vozão tem a oportunidade de ver seu clube em um estádio reformado para a Copa do Mundo. O tradicional Castelão se tornou a Arena Castelão para o Mundial de 2014. Com projeto de reestruturação com autoria do arquiteto e urbanista Héctor Vigliecca, o local sediou também a Copa das Confederações de 2013.
👴 O Ceará está em vantagem na Copa do Nordeste após bater o Sport no jogo de ida da decisão
🎥 Olhem o belo vídeo divulgado pelo Vozão com a festa no Castelão#BrasileirãoSérieB | #CearaSC | #Vozao | #CopadoNordeste2023 pic.twitter.com/p8xlDY52t0
— Brasileirão Série B 🇧🇷 (@seriebcom) April 20, 2023
Após o fim dos eventos FIFA, a arena continuou sendo usada e é uma das que melhor foi aproveitada após esse período. Virou uma força para Fortaleza e Ceará que galgaram voos altos, participando até de competições internacionais. A torcida alvinegra, claro, costuma lotar o estádio que reúne mais de 60 mil pessoas e realiza grandes festas.
Soares de Azevedo – Muriaé – Tombense
Se falamos de dois locais com características diferenciadas na parte física, mas semelhantes no calor da torcida, o mesmo não conseguimos falar da casa do Tombense nesta Série B.
Construído em 2014, na cidade de Muriaé, o local acolheu o clube de Tombos, que não pôde mandar grande parte dos seus jogos em sua casa, o Almeidão, pela capacidade do estádio e a auesência de alguns laudos necessários. A distância de quase 60 km talvez dificulte que o local seja lotado pelo torcedor do Gavião-Carcará.
Heriberto Hülse – Criciúma
Outro estádio que não tem uma capacidade das grandes arenas, com cerca de 19 mil pessoas podendo frequentá-lo por partida, é a casa do Criciúma. Porém, construído em 1955, a arena passou por reformas ao longo do tempo que a modernizaram sem perder seu charme tradicional.
Confira mais um pouco da linda festa realizada pelo torcedor no último jogo do Criciúma 🟡⚫️🐯
Que show dos apaixonados pelo Tricolor Carvoeiro 🤩#BrasileirãoSérieB | #Criciúmapic.twitter.com/4wCKv9oQpw
— Brasileirão Série B 🇧🇷 (@seriebcom) July 25, 2023
O Tigre costuma lotar seu estádio com uma torcida pulsante fazendo a diferença para quase ser imbatível em casa.
Barradão – Vitória
O estádio raiz do Leão é um dos locais a ser destacado nesta Série B. Com capacidade para cerca de 29 mil torcedores, o Barradão nunca perdeu sua história sendo preservado ao longo do tempo as características. Cercado pela natureza, o tradicional local é uma das forças do poderoso Vitória.
🔴⚫️ A torcida do Vitória colocou o Barradão🏟️para tremer após mais um triunfo heroico do Leão! A festa ficou linda e, no fim da partida, não teve jeito… O espetáculo tomou conta do Estádio! 😍
🥳🍾 Dá uma conferida! 😉👇#ECVitoria #Vitoria #PegaLeãopic.twitter.com/X6WAFhoqe1
— Brasileirão Série B 🇧🇷 (@seriebcom) July 25, 2023
A equipe costuma jogar com uma torcida presente que apoia a todo momento. Como visitante, é sempre dificultoso para qualquer rival que queira bater o rubro-negro em sua casa.
Veja os outros 15 estádios da Série B
ABC
Estádio: Maria Lamas Farache – Frasqueirão
Capacidade: 18 mil lugares
Cidade: Natal (RN)
Atlético-GO
Estádio: Antônio Accioly – Castelo do Dragão
Capacidade: 12.500 lugares
Cidade: Goiânia (GO)
Avaí
Estádio: Doutor Aderbal Ramos da Silva – Ressacada
Capacidade: 17.800 lugares
Cidade: Florianópolis (SC)
Botafogo-SP
Estádio: Santa Cruz ou Arena Eurobike
Capacidade: 29.292 lugares
Cidade: Ribeirão Preto (SP)
Chapecoense
Estádio: Arena Condá
Capacidade: 20.089 lugares
Cidade: Chapecó (SC)
CRB
Estádio: Rei Pelé
Capacidade: 19.105 lugares
Cidade: Maceió (AL)
Guarani
Estádio: Brinco de Ouro da Princesa
Capacidade: 29.130 lugares
Cidade: Campinas (SP)
Ituano
Estádio: Municipal Doutor Novelli Junior
Capacidade: 18.560
Cidade: Itu (SP)
Juventude
Estádio: Alfredo Jaconi
Capacidade: 19.924 lugares
Cidade: Caxias do Sul (RS)
Londrina
Estádio: Municipal Jacy Scaff – Estádio do Café
Capacidade: 36.056 lugares
Cidade: Londrina (PR)
Mirassol
Estádio: José Maria de Campos Maia
Capacidade: 15 mil lugares
Cidade: Mirassol (SP)
Novorizontino
Estádio: Doutor Jorge Ismael de Biasi
Capacidade: 14.096 lugares
Cidade: Novo Horizonte (SP)
Ponte Preta
Estádio: Moisés Lucarelli
Capacidade: 19.728 lugares
Cidade: Campinas (SP)
Sampaio Corrêa
Estádio: Governador João Castelo – Castelão
Capacidade: 40 mil lugares
Cidade: São Luís (MA)
Sport
Estádio: Adelmar da Costa Carvalho – Ilha do Retiro
Capacidade: 20.418 lugares
Cidade: Recife (PE)
R$5 de PRESENTE TODA RODADA com o nosso código BSB 🙂 Aproveite antes que o campeonato acabe!!! 🙂
O nosso Site Brasileirão SérieB (BSB) conseguiu um presente para nossos leitores! Agora, a partir de toda nova rodada da Série B, você ganha R$5 para apostar exclusivamente na Série B. Para isso, você vai precisar fazer um depósito inicial, pode ser via pix, de pelo menos 30 reais. Use o nosso código “BSB” ao fazer o cadastro no site Apostaquente. Lembrando que, esse valor deve ser exclusivo para os jogos da Segundona, para que você comece a ganhar o bônus da semana!
Foto de capa: