O Atlético Clube Goianiense é um dos principais times na disputa do Campeonato Brasileiro Série B 2023. O time fundado em 1937 é bicampeão nacional da Série C do Brasileiro (1990 e 2008) e campeão inédito da segunda divisão em 2016. Além disso, é o segundo maior vencedor do Campeonato Goiano, com 16 conquistas.
Ao longo de sua história, diversos craques fizeram parte de seu elenco. Separamos uma lista com cinco mais marcantes que já vestiram a camisa do Dragão, confira:
1 – Baltazar
Conhecido como “Artilheiro de Deus”, representou o clube desde as categorias infantis até se tornar profissional no Atlético. Foi o artilheiro recordista de uma edição do Campeonato Goiano, com 31 gols, em 1978. Brilhou na Europa, quando atuou por Celta de Vigo e Atlético de Madrid, e alcançou a marca de 35 gols em uma única temporada de Campeonato Espanhol pelos colchoneros. Vestiu a camisa da Seleção Brasileira Sub-20 no Mundial de 1977 e da principal na Copa América de 1989.
2- Valdeir “The Flash”
Campeão Goiano em 1988, começou a carreira no clube e permaneceu por quase quatro anos lá. Se destacou pelo alto nível de rendimento apresentado, que o fez despertar atenção de grandes clubes do país e ser vendido. Teve passagens pelo futebol francês e Seleção Brasileira. O atacante recebeu carinhosamente o apelido de “The Flash” por causa de sua característica de impor velocidade em campo.
3- Gil
Campeão do Superclássico das Américas, com a Seleção Brasileira, Gil vestiu a camisa da amarelinha 11 vezes entre 2014 e 2017. Campeão do Campeonato Brasileiro Série C em 2008 pelo Dragão, Gil possui uma passagem pelo futebol francês, além de ter sido multicampeão com o Corinthians. Eleito em duas oportunidades como o melhor zagueiro do Campeonato Brasileiro Série A (2014 e 2015), foi três vezes o melhor zagueiro do Campeonato Paulista e uma vez do Campeonato Goiano.
4- Marçal
De 1982 a 1989, o volante Marçal brilhou com a camisa do Dragão. Autor de um dos gols na final do estadual de 1985, ajudou o clube a sair dos 15 anos na fila sem um título do torneio. Campeão da mesma competição em 1988, o craque ficou marcado pelas grandes atuações. Passou uma temporada na Espanha, no Atlético de Madrid, e vestiu a camisa da Seleção Brasileira Sub-20 ao lado de craques como Taffarel, Muller e Silas.
5- Marcão
Calma, torcedores. O Marcão mencionado é o zagueiro que passou pelo clube na temporada 2017, não o atacante que fez história no título do Campeonato Brasileiro Série C em 2008. O defensor atuou por menos de um ano na equipe, mas hoje é um dos principais zagueiros do futebol espanhol. Em 2022, o Sevilla pagou 14 milhões de Euros para contratar o então jogador do Galatasaray.