A Série B de 2023 segue o mesmo roteiro do início nesta reta final. Muito equilíbrio entre os times e partidas quase imprevisíveis. Neste fim de semana, dois times que ainda lutam pelo acesso na Segundona se enfrentam. Guarani e Vila Nova-GO jogam para manter o sonho da Primeira Divisão de pé.
O Bugre permanece dentro do grupo de acesso. Com 53 pontos, o Guarani está a apenas cinco da liderança. Porém, tem pouca vantagem para os clubes mais abaixo e não pode “piscar” para não perder a vaga. Já o Tigre, que começou a temporada muito bem, caiu de rendimento e precisa de uma arrancada para voltar a briga. Para esse jogo, ambos confiam em um setor: a defesa.
Confronto das melhores defesas do campeonato, mas ambos com desfalques
Essa partida entre Guarani e Vila Nova-GO será de grande desafio para ambos os ataques. Pois pela frente, os sistemas defensivos mais sólidos da Segunda Divisão de 2023. Tigre e Bugre ostentam o segundo e terceiro, respectivamente, melhores números nesse quesito atualmente.
O Vila Nova-GO é o líder nessas estatísticas. A zaga formada por Rafael Donato e Eduardo Doma, sustentados pelos laterais Léo Duarte e Rodrigo e com Dênis Júnior defendendo a meta, sofreu apenas 19 gols em 30 partidas. Esse setor consolidado tem ajudado os goianos a fazer uma boa campanha na competição. No entanto, suspenso, Léo não joga essa partida.
A equipe do Guarani, por sua vez, tem no quinteto formado por: Pegorari no gol, Diogo Mateus e Mayk Silva nas laterais, enquanto Alan Santos e Lucão na zaga, a sua base sólida. Porém, neste jogo não deve ter Alan que se recupera de lesão. Deve caber a Wálber a necessidade de manter os bons números defensivos. O Bugre foi vazado apenas 22 vezes, até o momento, no campeonato.
Sou um cara que trabalha bastante no dia a dia. Eu e o Lucão nos conhecemos muito bem. Isso facilita no nosso entrosamento. Os treinamentos no dia a dia também favorecem isso. Buscamos dialogar bastante para um entender o que o outro pensa”, disse Wálber que deve voltar a campo neste sábado no lugar de Alan.
Desafio para os ataques
Com esses números, as responsabilidades dos atacantes aumentam. Pelo lado do Vila, a esperança fica no pé de atletas como Caio Dantas e Guilherme Parede. Eles têm sete e seis gols na Série B, respectivamente.
O Bugre, por sua vez, tem em Derek sua principal arma ofensiva. O atacante balançou as redes nove vezes na Segundona. Além dele, o meia-atacante Bruninho assinalou sete gols no campeonato.
Guarani x Vila Nova-GO – 31ª rodada da Série B – Ficha técnica
Data: 07/10/2023 – sábado
Horário: 18h
Local: Brinco de Ouro – Campinas (SP)
Arbitragem:
- Árbitro: Felipe Fernandes de Lima/MG
- Árbitro Assistente 1: Felipe Alan Costa de Oliveira/MG
- Árbitro Assistente 2: Magno Arantes Lira/MG
- Quarto Árbitro: Douglas Marques das Flores/SP
- Árbitro de Vídeo: Philip Georg Bennett/RJ
Transmissão: Sportv e Premiere
Provável escalação do Guarani: Pegorari; Diogo Mateus, Lucão, Walber e Mayk; Matheus Barbosa, Matheus Bueno e Bruninho; Bruno José, João Victor e Derek. Técnico: Umberto Louzer.
Provável escalação do Vila Nova-GO: Dênis Júnior; Marcelinho, Rafael Donato, Eduardo Doma e Rodrigo; Cristiano (Igor Henrique), Ralf, Lourenço e Guilherme Parede; Caio Dantas e Neto Pessoa. Técnico: Lisca.
A certeza é que teremos um grande jogo, com disputas, e muita emoção. Os dois times devem lutar pelos três pontos, que a cada rodada, se tornam cruciais.
Foto de capa: Vitor Rede/Reprodução