A temporada de 2023 foi especial para o torcedor do Criciúma. Após quase 10 anos, o Tigre conseguiu retornar à elite do futebol brasileiro. A trajetória foi de altos e baixos, mas terminou com o objetivo alcançado. Por isso, preparamos uma retrospectiva do Tricolor Carvoeiro na Série B.
Primeiro turno de candidato ao título
O Criciúma iniciou o caminho na Série B de forma espetacular. Nas seis primeiras rodadas a equipe venceu quatro duelos e empatou duas vezes. Naquela altura lutava com o Vitória pela liderança da competição.
A equipe seguia com um bom desempenho com o estilo de jogo consolidado por um trabalho longevo de Cláudio Tencati. Foram apenas três derrotas em 17 rodadas. No entanto, na virada do turno a coisa se complicou um pouco…
Distanciamento do G-4 ao apogeu do acesso: o segundo turno
Da 17ª à 21ª rodada o Tigre não conseguiu vencer e deixou o grupo dos quatro primeiros. Esse cenário de instabilidade permaneceu até boa parte do segundo turno. Na 33ª rodada, por exemplo, o Tricolor Carvoeiro se encontrava na oitava colocação e o acesso parecia inviável.
A reta final, porém, deixou tudo mais emocionante. Times que estavam na parte alta da tabela começaram a tropeçar e o Criciúma engatou uma sequência de três vitórias e ficou cinco jogos sem perder. Na última partida desse desenrolar, o Tigre bateu o Botafogo-SP e garantiu a vaga na Série A com uma rodada de antecedência.
🐯 TIGRE PROMOVIDO! ⬆️
Com a vitória sobre o Botafogo-SP, o Criciúma está de volta à Série 🅰️ do Campeonato Brasileiro
PARABÉNS, TORCEDOR! 🥳👏👏👏#BrasileirãoSérieB | #Criciúma | #VamosTigre | #TricolorCarvoeiro pic.twitter.com/HsBbfqqZJC
— Brasileirão Série B 🇧🇷 (@seriebcom) November 18, 2023
Destaques na campanha da Série B
O principal símbolo dessa campanha foi um atleta que surgiu no clube, ganhou nome no exterior e voltou para alcançar um sonho. Aos 37 anos, Éder foi peça fundamental para que o Criciúma conseguisse o acesso. O atacante terminou a Série B com nove gols marcados, sendo o artilheiro do time na competição.
Intervalo | 1 x 0
Primeiro tempo encerrado no Majestoso! O Criciúma vai conquistando vitória importante contra o Botafogo-SP 🟡⚫️⚪️🆚🔴⚫️⚪️
⚽️ 35' – Eder#BrasileirãoSérieB | #CRIxBSPpic.twitter.com/6eQul5jjUB
— Brasileirão Série B 🇧🇷 (@seriebcom) November 18, 2023
Outro atleta que brilhou e foi consistente no ano de 2023 pelo Tigre foi Fellipe Mateus. O meia jogou 36 das 38 partidas do Tricolor durante a Segundona. Além disso, somou cinco gols e nove assistências (líder do time neste último quesito). Seja com bola na rede ou passes açucarados para os companheiros, o meia fez a diferença no acesso.
Fim de jogo | ⏰
🟡 Criciúma 3 x 0 Botafogo-SP 🔴
⚽️ 35' 1T – Eder
⚽️ 35' 2T – Fellipe Mateus (🎥)
⚽️ 48' 2T – Felipe Vizeu#BrasileirãoSérieB | #CRIxBSPpic.twitter.com/pIrQgGBSkT— Brasileirão Série B 🇧🇷 (@seriebcom) November 18, 2023
Posição final do Criciúma na Série B
A equipe do Criciúma encerrou sua trajetória na terceira colocação com 64 pontos. Em 38 rodadas, o Tigre venceu 19 partidas, empatou sete confrontos e perdeu 12 jogos. O Tricolor Carvoeiro marcou 45 gols e sofreu 33 – totalizando um saldo positivo de 12 gols.
Foto de capa: Celso da Luz/Criciúma