O Ituano vai colocando seu planejamento para 2024 em prática ainda no fim deste ano. E como antecipado pelo técnico Marcinho, a equipe segue com algumas mudanças no elenco e além de acertar renovações para a disputa dos campeonatos da próxima temporada.
Um atleta que está confirmado para o ano que vem é o goleiro e um dos capitães do time, Jefferson Paulino. Desde agosto de 2022 no Galo de Itu, o arqueiro fica, pelo menos, até o ano de 2025 no clube.
Fiquei muito feliz nas nossas conversas, de ver o projeto que foi me apresentado. Dois anos de contrato é motivo de muito orgulho por ter recebido essa proposta. Fiquei lisonjeado, porque hoje é muito difícil você ter uma identificação, passa por muitas coisas, evolução do atleta, e nas minhas entrevistas eu sempre frisei muito a forma que eu me sentia vestindo a camisa do Ituano”, falou o goleiro após a renovação.
Já Claudinho teve seu contrato estendido até o fim de 2024. Aos 33 anos, ele disputou 39 jogos desde que chegou ao Ituano em 2023, marcou um gol e deu duas assistências. Ele também é um dos capitães do time.
Ver essa foto no Instagram
Jogadores deixam o clube
Por outro lado, cinco atletas não permanecem no elenco do Ituano para a temporada de 2023. Rafael Pereira, Lucas Siqueira, Thiaguinho, Deivity e Pacheco.
O zagueiro Rafael Pereira estava no Rubro-Negro desde o começo de 2022 e fez 80 jogos pelo clube. Na temporada passada, foi peça-chave na defesa na campanha que quase garantiu o acesso para a Série A. No entanto, neste ano, perdeu espaço.
O meio-campista Lucas Siqueira, por sua vez, jogou por dois anos pelo Ituano. Ele atuou em 74 partidas, marcou um gol e deu duas assistências.
Ver essa foto no Instagram
Já Deivity foi o goleiro reserva do capitão Jefferson Paulino. Ele jogou apenas duas vezes com a camisa do clube diante de Ceará e Tombense, nesta Série B.
Ver essa foto no Instagram
Thiaguinho não teve grandes oportunidades após chegar por empréstimo do Água Santa-SP. Ele fez 19 jogos e deu uma assistência, mas sofreu uma séria lesão em julho e ficou fora por dois meses, assim, perdendo espaço no time.
Ver essa foto no Instagram
Por fim, Pacheco estava no Galo desde 2019 e fez 118 partidas pelo clube e deu três assistências com a camisa rubro-negra. Ele jogará a Série B de 2024, mas pelo Operário-PR.
💼 MERCADO AGITADO 🤝
⚪️⚫️ De volta à Série B, o Operário-PR anunciou quatro pré-acertos com novos reforços para a temporada 2024! Dois deles, velhos conhecidos da nossa Segundona desse ano, Ronaldo, ex-Novorizontino, e Pacheco, ex-Ituano ⚫️⚪️#MaiordoInterior #Operario pic.twitter.com/7bHuqHTS3m
— Brasileirão Série B 🇧🇷 (@seriebcom) November 29, 2023
Posição final do Ituano na Série B
Diferentemente do ano passado, o Ituano não conseguiu lutar pelo acesso em 2023 e terminou na 14ª colocação, com 42 pontos. Em 38 rodadas, o Rubro-Negro venceu nove jogos, empatou 15 e perdeu 14 confrontos. A equipe assinalou 33 gols e sofreu 38.
Foto de capa: Miguel Schincariol/Ituano