A temporada 2023 acabou para o ABC de uma maneira para se esquecer. Sem conseguir vencer nenhuma competição, o Mais-Querido assumiu a lanterna da Segundona por quase todo o campeonato e acabou sendo rebaixado para a Série C. Por isso, decidimos montar uma retrospectiva para relembrarmos a campanha alvinegra nessa última Série B.
Nesta quinta-feira, conhecemos o primeiro rebaixado para a Série C do Brasileirão de 2024 ⬇️
O ABC empatou com o Avaí e não tem mais chances matemáticas de permanecer na Segundona ❌
📲 Veja mais sobre a partida no link#BrasileirãoSérieB | #ABCxAVA | #ABC
— Brasileirão Série B 🇧🇷 (@seriebcom) October 27, 2023
Início decepcionante: o primeiro turno do ABC
Com cinco derrotas e um empate, as seis primeiras rodadas do ABC na Série B 2023 já mostravam o que esperar do restante da temporada. Amargando o vice-campeonato estadual e as eliminações nas semifinais da Copa do Nordeste e na terceira-fase da Copa do Brasil, o Mais-Querido deu sequência a mais um temporada frustrante. O clube terminou o primeiro turno da Segundona com apenas 12 pontos, somando apenas dois triunfos em 19 jogos. A partir daí, o alvinegro praticamente cravou a sua âncora no Z-4 da competição.
Segundo turno: mudanças no elenco, evolução, mas ainda lanterna
Com a mudança de turno, a diretoria do ABC promoveu mudanças no elenco e tentou buscar no mercado alternativas para uma tentativa de campanha heroica. As mudanças no comando técnico não surtiram tanto efeito quanto o esperado, e a equipe continuou mantendo a regularidade negativa. Com isso, com quatro rodadas de antecedência, o rebaixamento para a Série C acabou ficando inevitável. O Mais-Querido somou 16 pontos no returno e apenas três vitórias nos 19 jogos.
Destaques da campanha
Começando pelo lado negativo, o torcedor do ABC viu a diretoria do clube não conseguir montar uma equipe competitiva. A falta de planejamento e rigidez do elenco acabaram pesando na campanha. Por outro lado, houveram jogadores que mostraram seu valor, mesmo com um coletiva abaixo das expectativas. O zagueiro Habraão, emprestado pelo Fortaleza, o meia Matheus Anjos e o atacante Thonny Anderson, emprestado pelo RB Bragantino, deixaram o Mais-Querido pela porta da frente e com moral em alta no mercado.
Pontuação final do ABC na Série B
Lanterna e com o rebaixamento decretado, o ABC encerrou o ano com apenas 28 pontos. Em 38 rodadas, o Mais-Querido conquistou cinco vitórias, empatou 13 duelos e perdeu 20 vezes, gerando um aproveitamento de 24,56%. A equipe assinalou 28 gols e sofreu 51, terminando com -23 gols de saldo.
Foto de capa: Rennê Carvalho