Com menos de cinco anos de existência, o Amazonas segue fazendo história no cenário nortista e nacional do país. Atual campeão do Brasileirão Série C, a Onça-Pintada se prepara para disputar, pela primeira vez, uma edição de Série B. Porém, antes disso, a equipe manauara terá pela frente a tentativa de vencer o bicampeonato estadual, que também servirá de preparação para o extenso calendário de 2024 do clube.
Hoje foi em dois períodos. Mais um dia de trabalho concluído! ✔️🐆🔥
📷 @jadison_sampaio / AMFC#SomosAmazonas pic.twitter.com/iYOz34XyL1
— Amazonas FC (@oficialamfc) January 11, 2024
Em entrevista coletiva nesta semana, o técnico do Amazonas, Luizinho Vieira, afirmou à imprensa que quer manter as características de jogo da equipe campeão da última Série B. Mesmo reconhecendo em que há momentos de dificuldade para atingir isso, o treinador prometeu um time ofensivo.
Nossa identidade é de um time que vai propor o jogo, tentar atacar. Nem sempre vamos conseguir, mas essa é a ideia. É um time que vai tentar criar no Estadual uma ideia ofensiva. Posso citar que contra o Santos, que é a grande estrela da Série B, vamos tentar jogar da mesma maneira“, contou o técnico.
Luizinho quer um elenco unido, mas sem perder a competitividade do dia a dia. O treinador diz enxergar um ambiente saudável dessa forma e que poderá dar oportunidade de acordo com o adversário. Mesmo com uma base já consolidada, o comandante afirma querer um grupo forte coletivamente como um todo.
O que penso sobre futebol é envolver todos os atletas. O elenco maior faz a gente deixar eles competirem entre eles. Isso é saudável. O titular é o modelo de jogo. Temos uma base. A gente tira um pouco do ego e do individual. O coletivo é sempre o mais forte“, disse Vieira.
Ativo no mercado, Luizinho comentou sobre a contratação do experiente Jô. Para ele, é necessário ter calma com o jogador e prepara-lo de forma cuidadosa para que ele esteja 100% para a temporada. Além disso, o técnico também comentou sobre a negociação do Amazonas com o zagueiro francês Mamadou Sakho, ex-Liverpool.
É um processo físico. Ele ficou um tempo parado (Jô). Vamos ter calma com ele para gradativamente ele pegar o ritmo. Um jogador experiente, maduro para poder ter calma para voltar e a gente evitar lesões futuras. Ele está trabalhando com bola. Vamos preparar ele bem para ajudar. Sobre o Sakho, o clube tem conversado sobre a possibilidade de trazer. Esperamos um desfecho positivo, até porque não foge da nossa característica de jogo. Esperamos que ele venha, mas se não vier, estamos atentos ao mercado para começar bem o ano“, concluiu Luizinho Vieira.
Campanha do Amazonas no acesso para a Série B
A Onça-Pintada se classificou na terceira colocação na primeira fase da Terceirona. Já na segunda parte, passou em primeiro no Grupo C, fazendo assim a final da competição. Diante do Brusque, o Amazonas ficou com o título da competição após um empate e uma vitória.
Foto de capa: João Normando