A Série B do Brasileirão tem 20 clubes que contam com animadas mascotes que agitam torcedores por todos os locais em que as equipes jogam. A presença dessas figuras podem ajudar a aproximar o clube do público infantil e aumentar o leque de torcedores no futuro. Saiba quais são e um pouco da história dessas personagens simpáticas que representam os times da Segunda Divisão.
ABC – Fantão e Fantinho

Mascote do ABC – Foto: Divulgação
O mascote adotado pelo clube é o elefante que é uma homenagem ao Rio Grande do Norte. O estado tem o mapa no formato do animal.
Atlético-GO – Dragolino


Dragolino – Foto: Ingryd Oliveira/ACG
Sua origem está relacionada à figura mitológica do Dragão Chinês. Ele foi escolhido como símbolo após o sucesso de filmes de Kung Fu nos anos 30 no bairro de Campinas. O nome Dragolino é uma homenagem ao zagueiro Lino, ex-atleta do clube.
Avaí – Leão da Ilha


Foto: Leandro Boeira/Avaí
Olímpio Sebastião Silva, que foi um dos grandes boêmios da cidade de Florianópolis, foi responsável pela criação da mascote. Ele dizia que “o Avaí sempre teve raça e força. Sempre foi um time forte. Foi aí que surgiu: É o Leão da Ilha!”
Botafogo-SP – Pantera


Pantera – Foto: Divulgação/Botafogo
Pelas conquistas regionais, o Tricolor começou a ser chamado de “Pantera da Mogiana”, em alusão à adoção de seu mascote, uma Pantera, e a região da Mogiana, onde se localiza geograficamente a cidade de Ribeirão Preto.
Chapecoense – Índio de Condá


Índio Condá – Foto: Divulgação
A mascote foi criada em homenagem a Vitorino Condá, cacique da tribo dos Kaigang, que fica próxima a Chapecó. Ele é reverenciado por sua liderança, força e coragem.
Ceará – Vozão


Vozão – Foto: Divulgação
O apelido Vovô, e consequentemente a mascote, foram escolhidos devido ao clube ser o mais antigo do estado do Ceará.
CRB – Galo de Campina


CRB – Foto: Divulgação
A mascote foi escolhida pois quando o Estádio Severiano Gomes Filho estava sendo construído, nos anos 20, no bairro da Pajuçara, existiam muitos galos de campina no local. O pássaro é comum em todo Nordeste brasileiro.
Criciúma – Tigrão


Tigrão – Foto: Douglas Sartori/Criciúma
O tigre foi escolhido na década de 80 por torcedores que buscavam uma mascote que pudessem representar as cores do clube e chegaram à figura do animal.
Guarani – Bugre


Foto: Thomaz Marostegan/Guarani FC
O Guarani escolheu a mascote em homenagem ao compositor Carlos Gomes, autor da ópera “O Guarany”, um enorme sucesso em 1911, ano da fundação do clube de Campinas. Já o índio é uma representação dos homens que formavam a tribo dos Guaranis.
Ituano – Galo de Itu


Foto: Divulgação
Após vencer seu maior rival na década de 50, a torcida rubro-negra apelidou o clube de Galo de Itu por sua força e pelo modo como brigou no duelo, semelhante ao do animal.
Juventude – Periquito


Foto: Divulgação/Juventude
Voltou a representar o Ju após o clube ter problemas em adotar o papagaio como mascote devido a semelhança com o personagem Zé Carioca, da Disney.
Londrina – Tubarão


Londrina – Foto: Divulgação
O Londrina adotou a mascote quando o jornalista Victor Grein Neto, inspirado no filme Tubarão, publicou nos jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná, manchetes que chamavam o Londrina de Tubarão.
Mirassol – Leão


Foto: Divulgação
O Mirassol escolheu o Leão após o desempenho na região da Alta Araraquarense do Estado. Por sua força e liderança, o Mirassol definiu o leão demonstrando na imagem do animal a ousadia do futebol da cidade.
Novorizontino – Tigre


Foto: Divulgação/Novorizontino
Segundo o próprio clube, a mascote significa: “[…]representa toda a garra, agilidade e força que entramos para disputar os jogos e trazer a taça dos campeonatos para casa. Como um tigre, nosso time age sempre no momento correto, com assertividade nas jogadas e muita energia em cada passe.”
Ponte Preta – Macaca


Foto: Divulgação
Foi adotada para simbolizar a luta pela igualdade no futebol nacional, já que a Ponte, um clube de origem muito popular, com muitos negros entre os apaixonados pelo time, sofria preconceito. De forma pejorativa, os torcedores de outras equipes começaram a usar o termo “macacada”, de maneira racista, para se referirem aos pontepretanos.
Ao invés de revidar a ofensa, a Ponte decidiu adotar o animal como mascote, colocando no substantivo feminino devido ao clube estar neste modo.
Sampaio Corrêa – Tubarão


Foto: Divulgação/Sampaio Corrêa
Surgiu após um confronto com o Ceará na década de 50. A Bolívia Querida arrancou um empate em São Luís, o que rendeu charges ilustrando o alvinegro como o jangadeiro, tradicional personagem do litoral cearense, cercado pelo tubarão, que virou mascote.
Sport – Leão


Sport – Divulgação
O Sport adotou a mascote após a conquista do Troféu Leão do Norte, em 1919. Posteriormente, a figura foi batizada de Léo, que significa leão em latim.
Tombense – Gavião-Carcará


Foto: Reprodução
A origem da mascote veio após um torcedor falar que o time mineiro atacava como um Carcará, descendo velozmente do alto para atacar a presa no chão. Antigamente, um desnível no gramado do Tombense deixava uma das metas mais baixa que a outra. Ou seja, atacava e defendia com o animal que logo se popularizou.
Vila Nova – Tigre


Foto: Divulgação
A equipe de Goiânia, capital de Goiás, adotou o Tigre como seu mascote oficial.
Vitória – Leão


Foto: Divulgação
O Rubro-Negro deciciu pelo figura no início dos anos 1900. Símbolo da nobreza, saiu das casas dos fundadores, onde ornamentava as entradas, para representar o clube como figura.
R$5 de PRESENTE TODA RODADA com o nosso Codigo BSB 🙂 , aproveite antes que o campeonato acabe!!! 🙂
O nosso Site Brasileirão SérieB (BSB) conseguiu um presente para nossos leitores! Agora, a partir de toda nova rodada da Série B, você ganha R$5 para apostar exclusivamente na Série B. Para isso, você vai precisar fazer um depósito inicial, pode ser via pix, de pelo menos 30 reais. Use o nosso código “BSB” ao fazer o cadastro no site Apostaquente. Lembrando que, esse valor deve ser exclusivo para os jogos da Segundona, para que você comece a ganhar o bônus da semana!
Quem são os maiores campeões da Série B?
Os maiores campeões da Série B são: América-MG, Botafogo, Coritiba, Goiás, Palmeiras, Paysandu e RB Bragantino. Todas essas equipes levantaram duas taças cada uma.
Foto de capa: Divulgação/Novorizontino