O jovem time do Amazonas teve uma trajetória brilhante na Série C. Não apenas garantiu o acesso, como levou a taça de campeão para casa. Muitos atletas foram pilares na campanha de 2023 e vamos listar os melhores jogadores na matéria abaixo.
Na seleção feita pela equipe do BSB, escolhemos dois atacantes, dois meio-campistas e um zagueiro que foram cruciais para o ano do Amazonas. Veja!
Jackson
O defensor não só foi um dos grandes nomes do Amazonas, mas também um dos principais atletas na posição durante toda a Série C. Fez dupla perfeita com outro jogador importante na campanha, o zagueiro Thiago Spice.
Jackson terminou a competição com 19 partidas, dois gols marcados e uma assistência. Zagueiro elegante, teve um bom índice de acerto de passes (82%, segundo melhor do time), e com média de 3.7 bolas longas por jogo (melhor da equipe). Além disso, foi o segundo melhor com interceptações e cortes por partida (4.5 e 3.2 de média, respectivamente).
Diego Torres
O argentino chegou durante o andamento da competição, vindo do Vitória, mas logo conquistou a titularidade e virou peça-chave na campanha da Onça. Diego Torres fez 12 jogos e marcou dois gols pelo clube.
Aos 33 anos, conduziu o meio-campo da equipe durante toda a competição. Trouxe experiência para o grupo e foi consagrado com o gol que garantiu o título ao Amazonas.
Phillipe Guimarães
O volante foi fundamental na campanha da Onça-Pintada. O camisa cinco brilhou na cabeça de área do time e fez 25 partidas, todas elas como titular do time.
Phillipe terminou a competição como o atleta que mais acertou passe por partida. Uma média de 89% de acerto. Além disso, ficou apenas atrás dos zagueiros no número de interceptações por partida (média de 4.3). Ele deu a sustentação necessária para o meio-campo e a defesa.
Igor Bolt
Outro atleta que chegou no decorrer da competição e assumiu um papel de protagonismo foi Igor Bolt. O meia atacante esbanjou versatilidade e caiu nas graças do torcedor da Onça. Em algumas partidas atuou no comando de ataque, em outras pelo lado de campo e até centralizado.
Igor fez três gols e deu duas assistências em 10 jogos pelo clube. Inclusive, um dos passes que terminou com finalização na meta do adversário foi na grande decisão diante do Brusque.
Sassá
O melhor jogador do Amazonas na competição, sem sombra de dúvidas, foi Sassá. O centroavante marcou incríveis 18 gols durante a Série C. Ele terminou como o artilheiro do campeonato, e consequentemente, do time.
Sassá contribuiu não só com bola na rede, com sua rodagem e experiência, aos 29 anos, foi capitão da equipe em muitos jogos e auxiliou a Onça-Pintada na sua trajetória campeã. Na grande decisão, fez o gol que garantiu a taça para o Amazonas. Além disso, ficou na seleção do campeonato.
Foto de capa: Jadison Sampaio/AMFC