O Paysandu foi um dos quatro clubes, vindos da Terceirona, que se garantiu na Série B de 2024. O Papão teve grande trajetória na Terceira Divisão e conseguiu a sua vaga. Na campanha do acesso, alguns atletas se destacaram e listamos alguns deles. Veja abaixo!
Wanderson
O zagueiro foi pilar no sistema defensivo do Papão. Disputou 20 dos 25 jogos do Paysandu. Seja ao lado de Paulão ou de Wellington Carvalho, o defensor passou confiança para o setor paraense.
Wanderson terminou como o segundo atleta que mais serviu em bolas longas (2.6) por jogo, sendo importante na transição da equipe. Além disso teve 3.8 de média nas interceptações por partida (2º melhor do time) e terceiro no número de cortes por confronto (3.0).
Matheus Nogueira
O goleiro foi fundamental para o acesso. Sua temporada foi tão destacada que terminou na seleção do campeonato. Ele encerrou a competição como o segundo melhor jogador em nota geral do Paysandu no conhecido site de estatísticas SofaScore.
Matheus disputou 14 jogos e teve média de 0.9 gol por partida contra sua meta. Teve média de 3.1 defesas por partida, ou seja, 77% dos chutes tiveram intervenções do goleiro. Além disso, ficou quatro duelos sem ser vazado.
Robinho
O experiente meio-campista foi outro a brilhar com a camisa do Papão. Robinho terminou o campeonato, assim como seu companheiro, na seleção da Série C. Ele também teve 7.53 de média na avaliação do SofaScore – sendo o líder do time no quesito.
Robinho disputou 18 partidas, fez dois gols e deu incríveis sete assistências, o melhor da equipe nesse fundamento. O atleta foi o garçom e maestro do meio-campo que conduziu o Paysandu ao acesso.
Vinícius Leite
Outro atleta importante foi Vinícius Leite. Ele terminou a competição com três gols e três assistências. Foi o vice-artilheiro e o segundo melhor no número de passes para gol no grupo de atletas.
O meia-atacante disputou 22 jogos, sendo 18 deles como titular. Aos 30 anos colaborou e muito para o acesso bicolor.
Mário Sérgio
Por fim, não poderíamos deixar de fora o artilheiro do time. Mário Sérgio terminou a Série C com nove gols pelo Papão. Ele também foi escalado para a seleção do campeonato.
O atacante de 28 anos entrou em campo 22 vezes, todas elas como titular, jogando média de 104 minutos por partida. Com seu faro de gol e pontaria afiada, colaborou para o acesso da equipe paraense.
Campanha do Paysandu na Série C
Após terminar a Primeira Fase na sétima colocação com 29 pontos conquistados, o Paysandu se classificou para o Grupo C na fase seguinte. Na chave com Amazonas, Volta Redonda-RJ e Botafogo-PB, o Papão somou 10 pontos em seis partidas. A equipe assinalou sete gols e sofreu seis. Foram três vitórias, um empate e duas derrotas.