Desde de 1971, a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro acontece em nosso país. Apesar de alguns hiatos durante a década de 70, a partir dos anos 1980, a competição ganhou regularidade. Ao todo, tivemos 41 edições durante toda a história. Pensando nisso, decidimos separar algumas estatísticas e relembrar momentos marcantes que pairaram o cenário do Brasileirão Série B, confira:
🤔 Você sabia que sete equipes dividem o posto de maiores campeões do Brasileirão Série B? 🅱️🏆
📲 Acesse o nosso site e descubra quais são! ⏬#SerieB #Segundona #BrasileiraoSerieB #BrasileiroSerieB #SerieB2023
— Brasileirão Série B 🇧🇷 (@seriebcom) September 13, 2023
Batalha dos Aflitos
No Estádio dos Aflitos, em Recife, no dia 26 de novembro de 2005, Grêmio e Náutico se enfrentaram em um confronto que garantiria ao vencedor o retorno à Série A. A partida chegou a ficar paralisada por 27 minutos e teve até invasão de dirigentes e do corpo policial no gramado. O Tricolor Gaúcho teve quatro jogadores expulsos, mas conseguiu o acesso após Rodrigo Galatto defender uma cobrança de pênalti e, no contra-ataque Anderson marcar o gol do tão sonhado acesso.
Batalha de Itu
Com o nome em referência à Batalha mais famosa, a dos Aflitos, a Batalha de Itu aconteceu na última rodada do Brasileirão Série B 2022. O Ituano recebeu o Vasco da Gama, no Estádio Novelli Júnior, para a disputa da última vaga para a Série A do ano seguinte. Com Thiago Rodrigues fechando o gol e, uma expulsão logo no início da partida que gerou um pênalti para a equipe carioca, Nenê marcou o gol que garantiu o acesso Cruz-Maltino para a Primeira Divisão após o triunfo por 1 a 0.
Maior artilheiro da história da Série B
O maior goleador da Segunda Divisão é Zé Carlos, que balançou as redes 94 vezes em 184 jogos. Ele é seguido de perto por Léo Gamalho (que está jogando a atual edição) com 76 gols em 214 jogos. Élton marcou 71 vezes em 222 partidas. Já Neto Baiano, balançou as redes 61 vezes na Série B, em 199 duelos.
Clube que fez a maior pontuação na história dos pontos corridos
Comandado por Mano Menezes, o Corinthians de 2008 é detentor da maior pontuação da história dos pontos corridos na Série B. O Timão somou 85 pontos e teve apenas três derrotas, em 38 rodadas, gerando um aproveitamento de 74,56%. Foi a única participação da equipe paulista no torneio. O elenco contava com craques que participaram, quatro anos depois, da conquista da Copa Libertadores da América. Como por exemplo, o lateral Alessandro, o zagueiro Chicão e o meia Douglas.
Clubes que mais disputaram a Série B
Dois clubes dividem o posto de times que mais disputaram a Segunda Divisão do Brasileirão. CRB e Ceará participaram em 30 das 42 edições existentes. Neste ano, ambas as equipes estão novamente participando do torneio e seguem vivos na briga pelo acesso.
Maior público da história em uma partida
Pela 34ª rodada da Série B de 2009, no dia sete de novembro, o Maracanã recebeu incríveis 81.904 pessoas para verem a volta do Vasco à Primeira Divisão do Brasileirão. Essa partida marcou o recorde de público da história da competição. O Cruz-Maltino venceu o Juventude, por 2 a 1, com gols de Adriano e Carlos Alberto. Irineu foi quem descontou para o Ju.
Maior goleada da história
Em 18 de novembro de 2006, pela 37ª rodada do Brasileirão Série B, o Paulista de Jundiaí aplicou em cima do Paysandu a maior goleada já vista na história da Segundona. Por 9 a 0, a equipe paulista fez uma apresentação de gala em uma campeonato que quase gerou o acesso inédito do time para a Série A.
Treinador que mais conquistou títulos da Série B
O recordista de conquistas da Série B é Enderson Moreira com três taças. A primeira veio em 2012, com o Goiás. O Esmeraldino terminou a classificação com 78 pontos, somando 23 vitórias, nove empates e seis derrotas. Já no ano de 2017, o América Mineiro levou a taça com 73 pontos; foram 20 vitórias, 13 empates e cinco derrotas. A última conquista foi em 2021, com o Botafogo. Naquela temporada, o Glorioso encerrou com 70 pontos; somando 20 vitórias, 10 empates e oito derrotas.
Foto de capa: Edison Vara