Um dos clubes mais antigos e tradicionais do nosso país, o América-MG está de volta ao Brasileirão Série B. Com cerca de 112 anos de história, a equipe mineira coleciona feitos importantes no futebol estadual e nacional. Se hoje a característica é as cores verde, branca e preto, saiba que o clube já adotou outra cor em seu emblema. Apesar disso, a instituição é uma das poucas do território nacional que nunca mudou de nome, por exemplo.
Inclusive, vale destacar que, o seu próprio nome foi uma inspiração de seu do seu xará do Rio de Janeiro. Mas, falando um pouco mais da trajetória desse clube lendário, você sabe o que significa o escudo do América-MG? O Coelho adotou alguns diferentes emblemas ao longo de sua história. Confira alguns motivos para essas mudanças:
No calor da própria casa! 🔥
Chegou a camisa AQUECE 2024, a coleção pré-jogo, que nossos atletas usarão antes de cada partida.
A nova camisa especial de aquecimento chega honrando e trazendo no peito o lugar onde vivemos nossos momentos mais especiais: a @ArenaIndepa!
Compre… pic.twitter.com/U8YH1QsFw6
— América FC (@AmericaFC1912) January 15, 2024
Início de tudo:
Com nome escolhido em sorteio, o escudo sempre manteve as letras “A”, “F” e “C” entrelaçadas para representar América Futebol Clube. O sorteio também definiu as cores (branco, verde e preto), o que explica o primeiro emblema ter apenas duas das três escolhidas.
Mudança por sinal de protesto
Na década de 30, mais especificamente em 1933, o América-MG foi contra a profissionalização do futebol. Com isso, como forma de protesto, adotou em seu escudo as cores do seu xará do Rio de Janeiro. A mudança durou quase 10 anos antes do retorno para as cores originais.
Retorno ao modelo semelhante ao da fundação
Em 1970, tivemos a última edição de um escudo alvinegro. O modelo seguia o mesmo padrão dos antigos.
Início das cores Branco e Verde no escudo
Em 1971, começou uma era que dura até hoje, o escudo com fundo branco e letras verde. O padrão continuou seguindo o mesmo e as únicas mudanças foram uma maior centralização das letras e as cores diferentes.
Novas pequenas alterações na década de 1990
Em 1990, tivemos mais dois exemplares. Com intuito de modernização, as cores permaneceram a branca e verde, mas houveram mudanças no formato do escudo e no tamanho das letras.
O que significa o escudo do América-MG
Esses dois últimos exemplos cabem a melhor explicação sobre o que significa o escudo do América-MG. As lendárias letras “A”, “F” e “C” entrelaçadas permaneceram (América Futebol Clube), mas o fundo e as siglas mudaram de cor. Além disso, uma faixa escrita “decacampeão” entrou para celebrar as 10 conquistas consecutivas do clube nos Campeonatos Mineiro de 1916 até 1925.
No primeiro momento, as estrelas amarelas significaram os títulos da Série B de 1997 e da Série C de 2009. Posteriormente, com o bicampeonato da Segundona em 2017, a estrela amarela virou apenas para celebrar as conquistas da Segunda Divisão. Já a estrela da cor vermelha sempre foi para relembrar o troféu da Copa Sul-Minas em 2000.
Escudo utilizado atualmente
Não há uso de estrelas e nem da faixa em comemoração ao Decacampeonato Mineiro. O contorno e as letras seguem verde, enquanto o fundo voltou a ser branco.
Foto de capa: Divulgação/América-MG