O Coritiba está no grupo dos 20 times que sonham em terminar o ano com uma vaga na elite do Brasileirão. O Coxa disputa a Série B de 2024 após o rebaixamento na última edição da Primeira Divisão. Para entrarmos no clima da disputa e conhecermos um pouco mais da história desse clube centenário, preparamos essa matéria especial: Você sabe o que significa o escudo do Coritiba?
Nos seus 114 anos de caminhada, o Coxa teve seis escudos em sua história. No entanto, uma curiosidade: o primeiro, de 1909, foi descoberto após muitos anos.
Primeiro escudo

Foto: Divulgação
De acordo com o site do próprio clube, o emblema que acompanhou a camisa do Coxa pela primeira vez foi compartilhado após uma pesquisa realizada pelo grupo “Helênicos”. Isso aconteceu no ano de 2006.
Ao pesquisar em um álbum da família Hauer, achei uma foto muito antiga, com um grupo de rapazes sentados em cadeiras, usando camisa branca com um escudo desconhecido”, revela Guilherme Straube, integrante do grupo Helênicos. “Sílvio Gonzaga, pesquisador do grupo e especialista em identificar atletas das primeiras décadas do clube, reconheceu todos os atletas, indicando ser aquela uma foto de um grupo coritibano. Acontece que o escudo usado era diferente do que pensávamos ser nosso primeiro escudo, o que causou estranheza”, afirmou um dos pesquisadores na época.

Time do Coxa com o primeiro escudo – Foto: Divulgação
Flávio Soethe, pesquisador e responsável pela administração do acervo de fotos do grupo, encontrou uma foto de 1912 (acima), de uma partida entre Coritiba e Internacional, disputada no Jockey Club do Prado Velho (onde hoje é a PUC). Nela, o Coxa usava a camisa branca com o tal escudo misterioso”, destaca Guilherme.

Primeiro escudo de forma digitalizada – Foto: Divulgação
Segundo escudo

Foto: Reprodução
Já a partir de 1915 o Coritiba adotou esse escudo mais simplista e com formato parecido com o atual. No centro está a sigla CFC que significa Coritiba Foot Ball Club.
Terceiro emblema

Foto: Reprodução
Um ano depois a atualização começou a dar a cara do emblema atual do Coxa. Um globo foi inserido no círculo com a sigla do clube no centro.
Quarto escudo

Foto: Reprodução
Em 1928 esse foi o escudo escolhido pelo Coritiba. O desenho é bem mais próximo do atual, no entanto as cores verde e branca foram invertidas.
Quinto emblema

Foto: Reprodução
A partir do ano de 1969 o Coxa começou a alternar entre o escudo com as cores verde-branco ou branco-verde. Além disso, eles tiveram algumas pequenas alterações gráficas no passar dos anos.
Escudo atual

Foto: Divulgação
A última atualização do escudo do Coritiba tem um verde mais escuro que se aproxima da cor da bandeira do estado paranaense. Além disso, uma estrela em homenagem ao título da Série A de 1985 foi inserida no emblema.
O que significa o escudo do Coritiba?
De acordo com o Estatuto do Coxa, o símbolo é formado por um círculo, representando o planeta Terra; nas regiões superior e inferior, há um desenho com raios, em alusão às calotas polares em um formato de alto relevo. Além disso, ao redor do anel, dentro de duas linhas paralelas periféricas, encontra-se escrito o nome CORITIBA FOOT BALL CLUB, por completo, com a palavra PARANÁ na parte inferior; e, destacadas no centro do globo, as iniciais CFC.
Outra descrição divulgada pelo clube seria um possível “folclore”. Segundo a opinião de alguns pesquisadores e historiadores, as marcas brancas dentro do globo poderiam significar os 12 pinhões estilizados que lembram o dia de fundação do Clube e a marca do Estado do Paraná, a Araucária.

Os escudos novos e alterados do Coritiba ao longo da história – Foto: Divulgação
Possível mudança

Foto: Divulgação
No início do ano passado, o então presidente Glenn Stenger levou uma proposta para uma modernização do escudo do Coritiba ao Conselho Deliberativo. No entanto, a ideia parece ter ficado no papel. A Treecorp Investimentos, dona da SAF do Coxa que assumiu no meio do ano passado, garantiu que vai manter o escudo, as cores, o hino e as bandeiras do clube.
Foto da capa: Rafael Ianoski/Coritiba