A Série B do Campeonato Brasileiro é uma competição bastante democrática. Ela permite que a paixão pelos clubes se mantenha no dia a dia com jogos semanais e um calendário completo para os times durante cerca de oito meses. Isso, claro, tem um papel importante na carreira dos jogadores que disputam a Segundona.
Com 20 clubes disputando a competição, mais de 600 atletas profissionais acabam se beneficiando – levando em conta um número médio de 30 jogadores em cada plantel. Por isso, ela pode colaborar com o desenvolvimento desses atletas ou até prolongar carreiras vitoriosas.
Experientes brilham na Série B
A Segundona vem beneficiando a carreira de diversos atletas experientes ao longo de sua história. Muitas vezes a elite nacional acaba ficando inacessível para alguns, seja por questões físicas, técnicas ou outros diversos fatores. Com isso, a Série B acaba sendo uma oportunidade relevante para esses jogadores brilharem.
Léo Gamalho é um dos grandes nomes a serem citados nesta lista. Um dos “donos” de gols na competição ao longo de sua história, ele vem brilhando mais uma vez nesta temporada com a camisa do Vitória. Com mais de 200 jogos e diversas camisas defendidas, Léo é o segundo maior artilheiro, até o momento, da competição com 80 gols. Só nesta temporada foi às redes oito vezes.
Quem também tem destaque nos gramados da Segundona é Vagner Love. Aos 39 anos, com carreira em clubes europeus, gigantes nacionais e passagens pela Seleção Brasileira, ele defende a camisa do importante Sport. Neste ano, balançou as redes 10 vezes na Série B sendo, atualmente, o vice-artilheiro da competição.
Outro atleta experiente que vem desempenhando um bom futebol e conseguiu espaço na Série B é Nenê. Com 42 anos de idade, ele tem sido peça fundamental no meio-campo do Juventude que sonha com o acesso. Camisa 10, cérebro do time e decisivo, ele fez diversos gols com a camisa Jaconera nesta temporada.
Jovens nos holofotes do futebol
Com o espaço cada vez mais concorrido na elite nacional e outros menos visíveis nas competições de acesso ou estaduais, a Série B fatalmente é uma vitrine nacional atualmente, inclusive, para jovens atletas.
Um dos exemplos é Luciano Juba que, certamente, é um dos melhores do campeonato. Brilhou com a camisa do Sport em boa parte da temporada e acabou indo para a Primeira Divisão defender o Bahia.
Já Erick, aos 25 anos, é peça-chave no ataque do Ceará que sonha em retornar a elite. O atacante fechou um pré-contrato com o São Paulo válido a partir de 2024 após grande desempenho pelo Vozão.
Outros jogadores jovens que se destacaram na Série B recentemente e foram para o exterior
Mikael – 23 anos
Posição: Atacante
Clube: Sport
Clube destino: Salernitana (ITA)
Mailson – 25 anos
Posição: Goleiro
Clube: Sport
Clube destino: Al-Taawoun (SAU)
Arthur Chaves – 21 anos
Posição: Zagueiro
Clube: Avaí
Clube destino: Académico (POR)
Pedro Naressi – 24 anos
Posição: Meio-campo
Clube: Ceará
Clube destino: Ludogorets (BUL)
Léo Pereira – 22 anos
Posição: Atacante
Clube: Atlético-GO
Clube destino: Marítimo (POR)
Com o crescimento da competição nos últimos anos, a Série B vem aparecendo nos holofotes das equipes que buscam reforçar seu plantel. Certamente muitos jovens seguirão brilhando e entrando no radar de equipes do Brasil e do mundo.
Foto de capa: Victor Ferreira/ECV