O Campeonato Paulista entrou em sua fase decisiva. A partir de agora, as partidas serão eliminatórias até a grande final. Alguns times que disputarão a Série B de 2024 tiveram bons desempenhos. Já outros, nem tanto… veja o resumo da campanha das equipes da Segundona.
Botafogo-SP
O Pantera teve uma campanha mediana no Paulistão. A equipe teve um começo difícil e lutou contra o rebaixamento. No entanto, o Botafogo-SP melhorou na reta final e não sofreu mais sustos. Encerrou com três vitórias, três empates e seis derrotas.
A equipe de Ribeirão Preto terminou na quarta colocação do Grupo D com 12 pontos. Ficou atrás de São Paulo, Novorizontino e São Bernardo, nesta respectiva ordem. Na classificação geral, os comandados de Paulo Gomes terminaram na 12ª colocação.
Guarani
O Bugre, por sua vez, passou mais sufoco no estadual. A equipe entrou em campo na última rodada com chances reais de ser rebaixado. O Guarani ficou na quarta colocação do Grupo B com 10 pontos, atrás de Palmeiras, Ponte Preta e Água Santa. O time de Campinas venceu duas partidas, empatou quatro e perdeu seis duelos.
Na classificação geral do Paulistão, a equipe que disputa a Série B de 2024, ficou na 14ª colocação, apenas uma posição acima do Santo André – o 15º colocado. A diferença entre eles foi de apenas dois pontos.
Ituano
O Galo de Itu foi a grande decepção nesta temporada. Após um 2022 que quase terminou no acesso para a Série A, a equipe caiu de rendimento no ano passado e ficou em 14º na Segundona. Neste começo de 2024, a situação foi bem pior. O time não se encontrou no Paulista e o técnico Marcinho foi demitido.
A equipe do Rubro-Negro não conseguiu engrenar e terminou na quarta colocação do Grupo A, com seis pontos conquistados, atrás de Santos, Portuguesa e Santo André. Além disso, foi o lanterna da classificação geral, e consequentemente, terminou rebaixado para a Série A-2.
Mirassol
O Leão da Alta não sofreu sustos durante o campeonato e lutou até o fim pela classificação ao mata-mata. O Mirassol terminou na quarta colocação do Grupo C, com 14 pontos, atrás de RB Bragantino, Inter de Limeira e Corinthians.
Na tabela geral, o time do técnico Mozart ficou na 11ª colocação. A equipe teve três vitórias, cinco empates e quatro derrotas. O Mirassol marcou e sofreu 17 gols.
VAI PEGAR FOGO!
Assim ficaram os confrontos das quartas de final do Paulistão Sicredi 2024 🔥#PaulistãoSicredi pic.twitter.com/XIYK67ehH8— Paulistão (@Paulistao) March 10, 2024
Novorizontino
O Tigre do Vale foi um dos classificados às quartas de final do Paulistão. O time de Eduardo Baptista fez um grande campanha e terminou na segunda colocação do Grupo D, com 22 pontos conquistados, à frente de São Bernardo e Botafogo, mas atrás do São Paulo.
Na classificação geral, o Novorizontino ficou na quarta colocação e só não teve uma trajetória melhor que Palmeiras, Santos e São Paulo. O Aurinegro venceu seis partidas, empatou quatro e perdeu duas. O time assinalou 16 gols e sofreu 10.
Ponte Preta
A Macaca também carimbou sua classificação ao mata-mata. A Ponte terminou na segunda colocação, com 17 pontos, atrás do Palmeiras, mas à frente de Água Santa e Guarani.
Na classificação geral, a Veterana teve a oitava melhor campanha. O time venceu quatro jogos, empatou cinco e perdeu três, marcou 15 gols e sofreu 11.
Santos
O Peixe foi a grande surpresa do Paulistão. O time foi rebaixado pela primeira vez na história para a Série B, mudou boa parte do elenco, mas começou a temporada voando no Paulistão. Sem dificuldades, o Santos passou em primeiro no Grupo A com 25 pontos. Completaram o grupo: Portuguesa, Santo André e Ituano.
Na tabela geral, o Alvinegro só não teve uma campanha melhor que o Palmeiras. O time venceu oito jogos, empatou um e perdeu três vezes.
GRUPOS FECHADOS! 🤩
Essa primeira fase do Paulistão Sicredi foi simplesmente INSANA!#PaulistaoSicredi pic.twitter.com/wgVoH5NaY7— Paulistão (@Paulistao) March 10, 2024
Foto da capa: Ozzair Jr/Novorizontino