O Campeonato Brasileiro da Série B de 2023 foi um dos mais equilibrados e emocionantes dos últimos anos. Muita coisa ficou em aberto e decidido apenas na última rodada. Além disso, tivemos surpresas positivas como também alguns desempenhos abaixo do esperado na Segundona.
Certos clubes não conseguiram confirmar seu favoritismo, outros tiveram quedas vertiginosas de atuação ao longo da temporada e decepcionaram. Por fim, alguns jogadores não atingiram seu ápice esperado e ficaram devendo. Selecionamos seis trajetórias que terminaram de forma decepcionante
Campanha do Ceará

Foto: Felipe Santos/CSC
Para iniciarmos, provavelmente, a grande surpresa negativa na temporada foi a trajetória do Ceará na Série B. Vindo de um rebaixamento inesperado pelo desempenho em 2022, onde foi às quartas de final da Copa Sul-Americana, a expectativa era que o Vozão não tivesse dificuldades para voltar à elite.
O ano de 2023 começou indicando ainda mais que o Ceará brigaria pelo título na Série B. A equipe foi à final do Cearense e conquistou a Copa do Nordeste. Porém, na Segundona, o que se viu foi uma campanha instável e a equipe acabou estacionando no meio da tabela até o fim.
Sport derretendo no G-4

Foto: Rafael Bandeira/Sport
Outra decepção foi a queda de desempenho do Sport durante o campeonato. O Leão entrou na edição de 2023 como um dos grandes favoritos ao acesso após bater na trave na temporada anterior e conseguiu colocar em prática essa expectativa durante boa parte da competição.
O Rubro-Negro ficou no G-4 por diversas rodadas e parecia questão de tempo para carimbar o acesso. No entanto, na reta final, o Sport acumulou quatro jogos sem vencer e terminou na sétima colocação.
Vila Nova deixando o acesso escapar

Foto: Roberto Corrêa/VNFC
O caso do Vila foi curioso, com altos e baixos durante a temporada. A equipe começou a competição brigando na parte alta da tabela, mas teve uma queda no segundo turno parecendo ter perdido as chances de subir.
A diretoria do Tigre resolveu trocar de técnico mais de uma vez e o último que assumiu, Higo Magalhães, recolocou o time nos trilhos e chegou dependendo apenas de si para o acesso na rodada final. Porém, foi superado pelo ABC na jornada 38 e perdeu a chance.
Sampaio Corrêa rebaixado

Foto: Ronald Felipe/Sampaio Corrêa
A Bolívia Querida teve uma campanha muito ruim ficando na parte baixa da tabela em todo o campeonato. Não conseguiu se distanciar do Z-4 em nenhum momento apesar de ter um time competitivo.
Nas rodadas finais, parecia livre da degola, mas uma sequência de derrotas sacramentou a queda do time de São Luís.
Diego Souza

Foto: Rafael Bandeira/Sport
Chegou ao Sport com status de ídolo e cercado de grande expectativa para fazer uma parceria com Vagner Love, mas isso não se confirmou.
Diego Souza disputou apenas 11 jogos pelo Leão, marcou um gol e ficou em campo por 484 minutos, não conseguindo fazer a diferença pelo clube como em passagens anteriores.
Neílton

Foto: Thomaz Marostegan/Guarani
Menino da Vila, Neílton surgiu no Santos cercado de expectativas, mas nunca conseguiu supri-las. Iniciou o ano pelo Guarani, mas rapidamente perdeu espaço e foi para o Criciúma. No Tigre, teve ainda menos minutos e não conseguiu desempenhar um bom futebol.
Com a camisa no Bugre, pela Série B, foram sete jogos e nenhum gol. Já pelo Tricolor Carvoeiro disputou apenas três partidas e não balançou as redes.