Pela primeira vez em sua história, o Santos Futebol Clube foi rebaixado para a Série B. Após a partida que sacramentou a queda, o entorno da Vila Belmiro passou por noites de terror. Carros foram incendiados, houve protestos e muita confusão.
Caos na Vila Belmiro, estão botando fogo em tudo pic.twitter.com/m8no0ry4KU
— Vitor Gameiro (@Vitunhu) December 7, 2023
Ainda dentro do gramado, o Fortaleza e a própria equipe de arbitragem tiveram que correr para os vestiários, pois muitas bombas e objetos foram atirados no campo. Além disso, houve uma tentativa de invasão.
🆎 Jogadores do Santos deixam o gramado com muitos objetos arremessados em sua direção!pic.twitter.com/8Y3njZarXp
— FutbooBR 🇧🇷 (@FutbooBR) December 7, 2023
No entorno da Vila Belmiro, o clima foi ainda mais tenso. Cerca de três ônibus foram incendiados, além de alguns veículos. Um deles pertencia a Stiven Mendoza, atacante do Santos.
A Polícia Militar conseguiu acalmar os ânimos e encerrar os focos de confusão, após muita dificuldade, no meio da madrugada.
VEJA OUTRAS IMAGENS DA CONFUSÃO APÓS REBAIXAMENTO DO SANTOS
🚨 GRAVE! Com a revolta do rebaixamento, torcedores santistas incendeiam ônibus público na redondeza da Vila Belmiro.pic.twitter.com/7bo5YGWyRD
— FutbooBR 🇧🇷 (@FutbooBR) December 7, 2023
🚨 CAOS! Veja como ficou a Vila Belmiro:pic.twitter.com/cQGD9uG9Qq
— FutbooBR 🇧🇷 (@FutbooBR) December 7, 2023
🤬 Muita briga nos arredores da Vila Belmiro!pic.twitter.com/xNOEQD3cVG
— FutbooBR 🇧🇷 (@FutbooBR) December 7, 2023
Campanha do Santos
O Peixe terminou na 17ª colocação, com 43 pontos conquistados. Em 38 rodadas, o Santos venceu 11 partidas, empatou 10 e perdeu 17 vezes. A equipe paulista assinalou 39 gols e sofreu 64 – terminando assim, com saldo de -25 gols. Com isso, o rebaixamento foi sacramentado. Agora, apenas dois times nunca caíram da Série A para a Série B: São Paulo e Flamengo.
Foto de capa: Reprodução/internet