O Guarani vem em uma arrancada em momento importante na Série B. Invicto há quatro partidas, o Bugre entrou no G-4 na reta final da temporada. Agora, a equipe busca aproveitar a semana livre para melhorar ainda mais outros aspectos, como a condição física dos atletas.
A missão será de Marcelo Rohling. O preparador físico do Guarani espera aproveitar esses dias sem jogos para conseguir evoluir essa situação.
Fizemos dois jogos em praticamente 72h e foi muito desgastante porque enfrentamos condições pesadas de jogo. O nosso foco é dedicar as duas primeiras sessões dos treinamentos ao condicionamento dos atletas para atuar com muita intensidade nos próximos jogos. Só depois teremos pensamentos mais táticos e estratégicos com o Umberto”, declarou o profissional.
O preparador do Guarani também destacou o cuidado que a comissão tem para administrar a carga dos atletas durante o campeonato. Atualmente, o Bugre tem 29 atletas à disposição – um dos grupos mais enxutos da Segundona.
O nosso elenco é reduzido e, por esse motivo, precisamos evitar perder atletas. A gente sabe que o calendário é congestionado e acaba sendo difícil passar por esse período sem lesões. Cedo ou tarde você perde um jogador por lesão de contato ou até mesmo por sobrecarga. É um cuidado que estamos tomando aqui com toda comissão técnica”, disse.
Simbora trabalhar que domingo que vem tem mais um desafio! Hoje foi dia de treinos técnicos e físicos no CT. Avante, Meu Bugre! 💪🇳🇬🏹#OMaiorDoInterior
📸 Thomaz Marostegan/GuaraniFC pic.twitter.com/0OTYtV6gIt
— Guarani Futebol Clube (@guaranifc) September 10, 2023
O time paulista passou por alguns problemas físicos em seu elenco em parte da temporada. No entanto, o número de lesões caiu consideravelmente na segunda metade do ano.
A gente conversa muito sobre dosagem, treinos e planejamento. Há um diálogo grande entre o Fernando Maestri, auxiliar da preparação física, o Rafael (Grazioli) da fisiologia e o professor Umberto. A comissão técnica respeita muito os dados e a ciência. Todo mundo ajuda colocando um pouco do seu conhecimento e estamos com um número baixo de lesões neste momento”, afirmou antes de completar.
Estamos trabalhando essa questão do segundo tempo. O nosso time joga de forma muito mais intensa com o Umberto e isso acarreta em um desgaste maior dos atletas. Estamos monitorando todas métricas e dados dos jogadores no GPS. Nossa dificuldade é pelo pouco tempo para realizar um trabalho de força. Conseguimos evoluir e acredito que vamos ter um ganho ainda maior para seguir com intensidade”, concluiu.
Posição do Guarani na Série B
O Bugre está na terceira colocação com 47 pontos. Em 27 rodadas, o Guarani venceu 13 partidas, empatou oito e perdeu seis vezes. Foram 33 gols marcados e 20 sofridos.
Próximo jogo do Guarani
O Guarani volta a campo no domingo (17). No Brinco de Ouro, em Campinas (SP), o Bugre recebe o Tombense, às 15h45, pela 28ª rodada.
Foto de capa: Thomaz Marostegan/Guarani