O Brasileirão Série B de 2024 promete seguir o roteiro equilibrado e emocionante dos últimos anos. Serão 20 equipes lutando pelo sonho de jogar a elite do futebol nacional. Para esquentarmos essa disputa, fizemos um resumo do que pode acontecer nesta temporada da Segundona. Veja abaixo as probabilidades, previsões, palpites e estatísticas da competição.
Em 2023, os clubes promovidos foram: o campeão Vitória, o Juventude, o Criciúma e Atlético-GO jogam a Série A neste ano. Já para a Terceirona, ABC, Londrina, Sampaio Corrêa e Tombense caíram. Da Série C vieram: Amazonas, Brusque, Paysandu e Operário-PR.
Palpites para a Série B de 2024
Candidatos ao título
Santos
Um dos principais concorrentes ao título para nossa equipe do BSB é o Santos Futebol Clube. O Peixe, que caiu pela primeira vez, vem passando por uma reformulação no elenco pela queda nas receitas. No entanto, o plantel deve seguir como o mais valioso da competição e tem tudo para lutar pela taça. Cazares, Guilherme, Diego Pituca e João Paulo despontam como os grandes destaques.
Sport
Outra equipe que bateu na trave pelo acesso na temporada passada e deve voltar forte em 2024 é o Leão. O Sport brigou pela taça em boa parte de 2023 e agora confia no novo técnico Mariano Soso para alcançar voos mais altos. A equipe foi ao mercado buscar nomes importantes da última edição como Caíque, Thiago Couto, Pablo Dyego e Zé Roberto.
Ceará
O Vozão, talvez, tenha sido a grande decepção na temporada passada. Para 2024 é factível que a equipe vire a chave e retorne ao caminho das vitórias. Mesmo perdendo atletas importantes como Erick e Jean Carlos, o time buscou destaques da Série B de 2023 como: Bruninho, Lourenço e Aylon.
Brigam pelo G-4
Goiás
O Esmeraldino caiu da Primeira Divisão, mas manteve alguns jogadores importantes, até o momento, como Tadeu e Sander. O Goiás ainda foi ao mercado e trouxe nomes como Iván Torres, Thiago Rodrigues, Luiz Henrique e Juninho que podem ajudar na briga pelo G-4.
Coritiba
Outro que vem da Série A é o Coritiba. O Coxa perdeu alguns jogadores como Willian Farias e Rodrigo Pinho, mas manteve boa parte do elenco e vem forte no mercado. A equipe trouxe profissionais que brilharam na Segundona do ano passado como Arilson, Rodrigo Gelado e Vini Paulista, além do jovem Figueiredo, revelação do Vasco.
América-MG
O Coelho também caiu da Primeira Divisão. Além disso, o América-MG teve a saída de muitos atletas. No entanto, vem se reforçando com bons nomes como Moisés, Vitor Jacaré e Fabinho. A equipe também tem experiência na Segundona, sendo um dos maiores campeões, e deve colocar esse histórico em campo na disputa pelo retorno à elite.
Guarani
O Bugre fez uma boa campanha em 2023 e sonhou com o acesso em grande parte da temporada. Para esse ano, até o momento, manteve diversos atletas cruciais como João Victor, Diogo Mateus e Derek. Somado a isso, o Guarani está se movimentando bem no mercado com a chegada de atletas como Rayan e Camacho.
Lutam contra o Z-4
Brusque
O Quadricolor foi um dos times que subiram da Terceira Divisão. Historicamente, equipes que conseguem o acesso têm mais dificuldades na temporada seguinte. Apesar de ter mantido boa parte dos jogadores, o Brusque não aparece entre os elencos mais pomposos da competição. As principais chegadas, até agora, foram de Paulinho Moccelin e Maycon Douglas.
Operário-PR
Caso parecido pode acontecer com o Fantasma. A equipe é recém-promovida da Série C. O Operário-PR até faz um mercado interessante com as chegadas de Lindoso, Neto Paraíba e Ronaldo, por exemplo, mas acreditamos que o campeonato do clube será lutar para permanecer na Série B.
Ponte Preta
A Macaca teve uma trajetória difícil na Segundona de 2023 e lutou contra a degola até o fim. Para 2024 o cenário não parece ser otimista. Com dificuldades financeiras, o clube foi um dos mais tímidos no mercado até o momento. Além disso, 16 atletas deixaram a equipe, inclusive destaques, como Caíque França, Maílton e Pablo Dyego.
Paysandu
O Papão é outro time que vem da Série C e pode sentir as diferenças da Segunda Divisão. O Paysandu conta com uma torcida apaixonada e é um dos gigantes do Norte. Porém, no momento, o elenco não é dos melhores e a equipe pode sofrer durante a Série B. O time do Pará, praticamente, está reformulando todo o plantel, com isso, segue uma grande icógnita.
Probabilidade Série B 2024 – Previsões, palpites e estatísticas: Resumo
Brigam pelo título em 2024
- Santos
- Sport
- Ceará
Brigam pelo G-4 em 2024
- Goiás
- Coritiba
- América-MG
- Guarani
Lutam contra o Z-4 em 2024
- Brusque
- Operário-PR
- Ponte Preta
- Paysandu
Estatísticas do Brasileirão Série B – Edição 2023
- Artilheiro: Gustavo Coutinho – 14 gols
- Garçom: Fellipe Mateus – 10 assistências
- Melhor ataque: Sport – 59 Gols
- Pior ataque: Ponte Preta – 24 Gols
- Melhor defesa: Vila Nova e Novorizontino – 30 gols sofridos
- Pior defesa: Londrina – 58 gols sofridos
- Mais goleadas aplicadas – Sport, Vila Nova e Vitória – 5 cada um
- Mais vitórias: Vitórias – 22 vitórias
- Menos vitórias: ABC – 5 vitórias
- Mais empates: Ituano, Sampaio Corrêa e Ponte Preta – 15 empates
- Menos empates: Vitória e Novorizontino – 6 empates
- Mais derrotas: Londrina – 21 derrotas
- Menos derrotas: Atlético-GO – 8 derrotas
- Máx. jogos sem perder: Juventude – 11 partidas
- Mais amarelos: Ceará – 126 amarelos
- Mais vermelhos: Avaí – 11 expulsões
Maiores campeões da Série B na história
- Goiás – 2x (1999 e 2012)
- Coritiba – 2x (2007 e 2010)
- América-MG – 2x (1997 e 2017)
- Botafogo – 2x (2015 e 2021)
- Paysandu – 2x (1991 e 2001)
- Palmeiras – 2x (2003 e 2013)
- Red Bull Bragantino – 2x (1989 e 2019)
Maiores artilheiros da Série B na história
- Zé Carlos – 98 gols
- Léo Gamalho – 82 gols
- Élton – 71 gols
- Neto Baiano – 61 gols
- Alessandro – 61 gols
Foto da capa: André Borges/CBF