O Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão foi emocionante e disputado até o fim na temporada passada. As lutas contra o rebaixamento e pelo acesso perduraram até as rodadas finais. Muitos atletas se destacaram por seus clubes. Por isso, montamos uma lista com quem brilhou. Veja abaixo quais foram os melhores jogadores da Série B de 2023.
Quem ficou no G-4 e quem caiu na Série B de 2023?
O Vitória levou o título após terminar na primeira posição. Fecharam o G-4: Juventude, Criciúma e Atlético-GO. Essas equipes jogam a Série A neste ano. Já no Z-4 terminaram: Sampaio Corrêa, Tombense, Londrina e ABC. Estes times disputam a Série C em 2024.
Quais foram os melhores jogadores do Brasileirão Série B 2023?
- Goleiro: Lucas Arcanjo, Vitória
- Lateral-direito: Claudinho, Criciúma
- Zagueiros: Rafael Donato, Vila Nova e Wagner Leonardo, Vitória
- Lateral-esquerdo: Alan Ruschel, Juventude
- Volante: Arilson, Criciúma
- Meias: Nenê, Juventude e Fellipe Mateus, Criciúma
- Atacantes: Léo Gamalho, Vitória – Gustavo Coutinho, Atlético-GO e Osvaldo, Vitória
Veja mais detalhes sobre os melhores jogadores da Segundona de 2023
Lucas Arcanjo

Lucas Arcanjo – Foto: Victor Ferreira/ECV
O goleiro brilhou na campanha do Vitória rumo ao título da Série B. Com belas defesas, Arcanjo foi fundamental para a conquista rubro-negra. Ele terminou com média de 0.7 gol sofrido por partida, a melhor do campeonato.
Claudinho

Claudinho – Foto: Celso da Luz/Criciúma
Consistente na defesa e participativo no ataque, o lateral-direito Claudinho foi importante na trajetória de acesso do Criciúma. Ele disputou 32 das 38 partidas do Tigre na competição e foi um dos grandes nomes do time no campeonato.
Rafael Donato

Rafael Donato – Foto: Roberto Corrêa/VNFC
O xerife do Vila Nova ajudou o time a terminar com a melhor defesa do campeonato junto com o Novorizontino (30 gols sofridos por cada um). Ao lado de Eduardo Doma passou a segurança necessária para uma boa campanha do Tigre. O acesso escapou por pouco, mas ele merece estar na seleção do campeonato.
Wagner Leonardo

Wagner Leonardo – Foto: Victor Ferreira/ECV
Compomos também nossa defesa com a presença do zagueiro do time campeão. O elegante, artilheiro e bem posicionado Wagner Leonardo ajudou ao Rubro-Negro a conquistar a competição. Além de manter a defesa sólida (3ª melhor com 31 gols sofridos), foi ao ataque e fez cinco gols.
Alan Ruschel

Alan Ruschel – Foto: Arthur Dallegrave/Juventude
O lateral-esquerdo do Juventude foi outro a brilhar na última edição da Série B. Alan Ruschel auxiliou o caminho do Ju rumo ao G-4 com atuações seguras. Ele foi um dos melhores passadores da equipe durante toda a competição.
Arilson

Arilson – Foto: Celso da Luz/Criciúma
O meio-campista do Criciúma fez uma grande Série B. Arilson foi o segundo melhor passador do time com 85% de acerto por partida e conduziu a meiuca do Tricolor Carvoeiro rumo ao G-4.
Nenê

Nenê – Foto: Gabriel Tadiotto/Juventude
Meio-campista experiente, Nenê esbanjou categoria aos 42 anos de idade. Após sua chegada, mudou o Juventude “da água para o vinho”. Marcou sete gols e deu sete assistências, com isso, foi crucial para o acesso gaúcho.
Fellipe Mateus

Fellipe Mateus – Foto: Celso da Luz/Criciúma
Outro meia que brilhou com a camisa do Criciúma foi Fellipe Mateus. O jogador foi um dos mais regulares da equipe. Terminou com cinco gols e nove assistências (líder do time nesse último quesito).
Léo Gamalho

Léo Gamalho – Foto: Victor Ferreira/ECV
Artilheiro do time campeão, Léo Gamalho superou um drama pessoal e fez o que sabe realizar de melhor: gols. Ele foi o goleador do Vitória com 10 gols marcados e ficou no Top 5 geral da competição.
Osvaldo

Osvaldo – Foto: Victor Ferreira/ECV
Quem auxiliou e muito o camisa 9 foi Osvaldo. Outro atleta experiente, de 36 anos, o atacante se destacou pela sua regularidade. Além disso, ficou no Top 3 da artilharia do Rubro-Negro na competição com cinco gols e foi o líder de assistências com nove.
Gustavo Coutinho

Gustavo Coutinho – Foto: Ingryd Oliveira/ACG
Por fim, nossa seleção é composta pelo artilheiro do campeonato. Com 14 gols, Gustavo Coutinho terminou como o líder da competição no quesito, e consequentemente, do Atlético-GO. Ele foi crucial para a promoção goiana.
Foto da capa: Ingryd Oliveira/ACG