A briga pelas posições mais altas da Série A vem premiando, nos últimos anos, as equipes que melhor se estruturam internamente. Por outro lado, a falta de uma gestão eficiente, seja ela financeira ou técnica, tem feito com que grandes clubes flertem com as partes mais baixas da tabela. Na última edição do campeonato, tivemos um gigante alcançando o rebaixamento pela primeira vez em sua história.
Para te deixar por dentro de tudo o que rolou na Série A 2023, decidimos te contar um pouco da trajetória das quatro piores campanhas dos times da última edição do campeonato. Você sabe quais times foram rebaixados para a Série B de 2024? Fique por dentro desse conteúdo abaixo:
OS PROMOVIDOS E REBAIXADOS ⬆️⬇️
Com a queda do Santos, as oito equipes que subiram e desceram estão confirmadas ✅
🔺 Amazonas, Paysandu, Operário-PR e Brusque
🔻 América-MG, Goiás, Coritiba e Santos#BrasileirãoSérieB | #SérieB2024 pic.twitter.com/N2KY7aProw
— Brasileirão Série B 🇧🇷 (@seriebcom) December 7, 2023
1) Santos – 17ª colocação – 43 pontos
Pela primeira vez em sua história, o Santos terminou a Série A na zona do rebaixamento. Com a derrota na última rodada para o Fortaleza, na Vila Belmiro, o Peixe não resistiu as outras combinações de resultados e, com isso, vai precisar disputar a Série B em 2024.
2) Goiás – 18ª colocação – 38 pontos
Um dos recordistas de rebaixamento na história, o Goiás esteve entre os quatro últimos times da Série A. Com duas rodadas de antecedência, o Esmeraldino não resistiu aos maus resultados e somou mais um fracasso em sua trajetória na Primeira Divisão.
3) Coritiba – 19ª colocação – 30 pontos
Com três rodadas de antecedência, o Coritiba somou seu sétimo rebaixamento para a Série B, sendo cinco deles durante a era dos pontos corridos, depois de uma campanha decepcionante na Série A. O Coxa somou apenas 30 pontos em 38 jogos e acabou ocupando a vice-lanterna da competição.
4) América-MG – 20ª colocação – 24 pontos
Lanterna durante quase toda a Série A 2023, o América-MG acabou não mantendo um bom desempenho no campeonato e se tornou um dos quatro rebaixados para a Série B de 2024. Junto ao Coritiba e ao Goiás, o Coelho também soma sete descensos em sua história.
Foto de capa: Abner Dourado