Uma das principais equipes do futebol brasileiro, o Coritiba está de volta à Série B depois de dois anos disputando a divisão principal do campeonato nacional. Após uma campanha decepcionante na Série A em 2023, o Coxa-Branca vai ser uma das 20 equipes que estarão na briga por uma vaga no G-4 da Segundona deste ano. Com mais um rebaixamento na conta, você sabia que a equipe paranaense se tornou uma das recordistas nesse assunto? Entenda um pouco melhor nesta matéria.
🤔 Você sabia que sete equipes dividem o posto de maiores campeões do Brasileirão Série B? 🅱️🏆
📲 Acesse o nosso site e descubra quais são! ⏬#SerieB #Segundona #BrasileiraoSerieB #BrasileiroSerieB #SerieB2023
— Brasileirão Série B 🇧🇷 (@seriebcom) November 15, 2023
Quantas vezes o Coritiba caiu para a Série B?
Com sete rebaixamentos na conta, o Coritiba empata com Goiás e América-MG na soma geral da história dos clubes que mais caíram da Série A para a Série B. Porém, se for contar somente a era dos pontos corridos, que começou a partir de 2003, o Coxa-Branca somou cinco descensos (2005, 2009, 2017, 2020 e 2023). E, com isso, também lidera o quesito desta nova fase empatado com o Avaí.
O Coxa-Branca já venceu alguma edição da Segundona?
Apesar do retrospecto negativo em relação aos rebaixamentos, o Coritiba está entre as sete equipes que possuem o maior número de títulos de Série B na história. Com duas conquistas, 2007 e 2010, o Coxa-Branca pode se orgulhar pela conquista do bicampeonato da competição.
O Coxa disputou quantas edições de Série B?
Se contabilizarmos a edição de 2024, o Coritiba vai para a sua 14ª participação em uma edição de Brasileirão Série B. Mas, se contarmos apenas o período dos pontos corridos, são sete participações ao todo. Entre as equipes que já venceram uma Série A, o Coxa é o terceiro que mais participou de edições da Segundona (14).
Equipes que nunca jogaram uma edição do Brasileirão Série B
Atualmente, apenas Flamengo e São Paulo nunca caíram para a Série B do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro participou de 58 edições da Primeira Divisão, enquanto o Tricolor Paulista jogou 56 vezes a Série A do Brasileirão.
Foto da capa: Atila Alberti